O padre José Manuel Pereira de Almeida considera que os deputados não responderam às questões que o Tribunal Constitucional tlevantou. Em entrevista à Renascença e à Agência Ecclesia, o coordenador nacional da Pastoral da Saúde fala da crise no setor, alertando para o risco de o SNS vir a transformar-se num serviço para pobres. O sacerdote e também médico recorda um "slogan" anarquista: "Os ricos com médicos privados e os pobres privados de médicos."
Ao mesmo tempo que decorria a manifestação na Avenida da Liberdade desenrolou-se outra, protagonizada por cidadãos ucranianos. "Viemos cá para nos juntarmos ao apelo pela paz, mas quando chegámos vimos que a mensagem que passam os organizadores não apoia a Ucrânia".
Esta terça-feira comemora-se o Dia Mundial da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). “Há um atraso muito grande” no diagnóstico de doentes com ELA, que se agravou ainda mais com a pandemia, diz Filipe Gonçalves, da Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica (APELA), à Renascença. Augusto Silva vive há cinco anos com a doença terminal neurodegenerativa, para a qual só existe um medicamento. Os pacientes “não são suficientes para interessar qualquer laboratório a investigar a sério, a testar novos medicamentos”, diz.