O Papa Francisco esteve cinco dias em Portugal para a Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa. Recorde as mensagens que deixou aos jovens e as imagens mais marcantes desta JMJ.
“Na Igreja há lugar para todos”, foram estas as palavras do Papa Francisco que tocaram o coração do guineense Papazinho Nhon Djú, aquando a realização da JMJ em Lisboa. A família de acolhimento que o recebeu na cidade da Guarda nunca mais o largou e pouco a pouco, vai ajudando-o a cumprir os seus sonhos.
O Serviço Diocesano da Juventude de Coimbra vai realizar a segunda edição do ‘For God Shake Festival’, com o tema ‘A fé que te faz vibrar’. A iniciativa, marcada para dia 10 de novembro, vai decorrer no concelho de Ansião.
O anúncio foi feito por D. Nuno Almeida, bispo de Bragança-Miranda, no final da Missa que encerrou o Encontro Nacional de Jovens, em Lisboa. Escolha foi efusivamente saudada pela delegação de Lamego.
Durante a manhã deste domingo, o segundo dia do “Rejoice!” arrancou com os encontros Rise Up. A paz foi o tema central da catequese que desafiou os jovens a serem "construtores da paz".
Um cristão palestiniano, uma libanesa e uma portuguesa, que foi voluntária num campo de refugiados da Grécia, foram ao Rejoice! falar da importância da paz. O patriarca de Lisboa pediu aos jovens que sejam construtores de esperança: "O mundo precisa de vós!".
De norte a sul do país (e até das ilhas), jovens de todo o país reuniram-se este sábado no Parque das Nações, em Lisboa, para viver a “mesma alegria que houve na Jornada Mundial da Juventude”.
Na véspera de Lisboa receber a primeira edição do REJOICE!, o Encontro Nacional de Jovens, a Renascença conversou com vários responsáveis da Pastoral Juvenil de dioceses, movimentos e congregações sobre o que já mudou e o que ainda falta mudar para dar mais protagonismo aos jovens na Igreja.
Presidente da Comissão Episcopal do Laicado e Família diz à Renascença que o Rejoice do próximo fim de semana pretende ser "uma festa" e um sinal de "esperança", porque "a Pastoral Juvenil é uma realidade sinfónica" que precisa de anualmente congregar "as realidades da Pastoral Juvenil a nível nacional".
20 bandas de jovens católicos sobem ao palco este sábado em Lisboa, no regresso do Festival da Canção Cristã. A concurso estão apenas temas originais, inspirados no tema da Esperança. A Renascença acompanhou uma destas bandas numa noite de ensaios.
Começou a brincar com a música ainda no secundário, depois criou um bar de música e acabou a fazer um DJ set na JMJ para mais de um milhão de pessoas. O padre Guilherme está de volta para atuar no festival Rejoice para uma “viagem na música eletrónica para chamar ao coração”.