Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Sondagem. AD na dianteira, direita reúne 57% das intenções de voto

28 out, 2024 - 22:48 • Redação

Nas legislativas de março, a AD obteve 28,02% dos votos. Desde então, tem vindo quase sempre a subir nas intenções.

A+ / A-

Se Portugal fosse às urnas em breve, o resultado mais provável seria uma nova vitória da Aliança Democrática (AD) de Luís Montenegro.

Na última sondagem do Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica, realizada para o “Público”, “RTP” e “Antena 1”, publicada esta segunda-feira, a AD cresce e recolhe 33% das intenções de voto, enquanto o PS fica pelos 29% e o Chega nos 18%.

Bastante mais atrás, aparece a Iniciativa Liberal com 6%, e o Bloco de Esquerda, CDU, Livre e PAN, com 4%, 3%, 3% e 2%, respetivamente.

A direita – AD, Chega e IL - recolhe 57% das intenções de voto, enquanto a esquerda – PS, Livre, PCP, BE e PAN – soma apenas 41%.

Nas legislativas de março, a AD obteve 28,02% dos votos. Desde então, tem vindo quase sempre a subir nas intenções de voto. O PS, por comparação, tem oscilado muito. Em julho, os socialistas estavam na dianteira e que amealhavam 33% dos possíveis votos.

A margem de erro da sondagem do CESOP é de 3%, o que coloca a coligação de direita e o PS numa faixa de empate.

O inquérito foi realizado pelo CESOP–Universidade Católica Portuguesa para o PÚBLICO, RTP e Antena 1 entre os dias 17 e 23 de Outubro de 2024. O universo alvo é composto pelos eleitores residentes em Portugal. Foram obtidos 1025 inquéritos válidos, sendo 45% dos inquiridos mulheres.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • joão
    29 out, 2024 molia 08:52
    nas proximas eleições os resultados irão mostrar que o partido que mais subiu foi o chega,e partidos como o be,livre e pcp deixarão as cadeiras da A.R..o ps desce e o psd mantêm-se e só conjuntamente com o cds se manterá ligeiramente á frente do ps.

Destaques V+