Primeiro-ministro português encontrou-se com o Papa Francisco para lhe agradecer a visita a Portugal e a realização da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa.
Organismos da Igreja católica consideram “prioritário” e “urgente” o Estado intervir para resolver o problema, que atingiu proporções de “extrema” e “inédita gravidade” no país.
Numa Nota Pastoral, D. João Lavrador convida também os diocesanos a uma reflexão para “encontrar as linhas pastorais que conduzam à renovação da Igreja diocesana”.
Dois padres, um português e outro luso-moçambicano, foram assassinados “por ódio à fé” em 1985, na província de Tete, onde exerciam a missão religiosa.
Vaticano divulga temas para as duas próximas JMJ, que depois da Jornada em Lisboa voltam a ser assinaladas ao nível das igrejas particulares, com o Jubileu dos Jovens de 2025 no horizonte.
Programa da Pastoral Juvenil do Patriarcado vai ser apresentado por D. Rui Valério num bar do Cais do Sodré. João Clemente, responsável da pastoral juvenil, diz que patriarca quer que "toda a Igreja saia ao encontro dos jovens".
Quatro casos correspondem a suspeitas de tráficos de pessoas. Registaram-se ainda cinco casos de burla, quatro furtos, três casos de importunação sexual e dois casos de coação/assédio.