No paraíso das criptomoedas

As criptomoedas não têm pátria. Mas para a comunidade dos investidores há poucos países com políticas fiscais tão amigáveis como Portugal. Neste podcast Renascença, espreitamos quem anda às compras com bitcoins e quem nelas procura novas soluções políticas e económicas.

Inês Rocha • Fábio Monteiro

História de um Julgamento

Em 2017, quando foi detido pela Polícia Judiciária, Pedro fazia mineração e vendia drogas na "deep web". Através dos CTT, remetia encomendas de haxixe e outras drogas para todo o mundo. Na época, foram-lhe apreendidas 64 bitcoins. Eis o caso que deu origem ao primeiro julgamento sobre branqueamento de criptomoedas em Portugal – e que acabou anulado.

11 out, 2021

História de um JulgamentoHistória de um Julgamento
Ouro digital (e liberal)Ouro digital (e liberal)

Ouro digital (e liberal)

As criptomoedas têm filiação partidária? Ligada na génese ao movimento Occupy e ao espírito "cypherpunk", a bitcoin parece ser hoje mais um ativo neoliberal que anárquico. Apesar da desconfiança em torno do ouro digital, há organizações não-governamentais que acreditam que a tecnologia "blockchain" pode ser utilizada “para o bem”.

05 out, 2021

Bits, Geeks e Chips

Antes de existirem criptomoedas já existiam protótipos de ouro digital em alguns videojogos online. Havia quem fizesse dinheiro a vender "skins" do Counter-Strike ou armas do Warcraft. Durante a última década, sem surpresa, muitos "gamers" tornaram-se miners e montaram "farms" gigantescas.

05 out, 2021

Bits, Geeks e ChipsBits, Geeks e Chips
Uma Pirâmide na CloudUma Pirâmide na Cloud

Uma Pirâmide na Cloud

São raras as fábulas infantis sem ouro no enredo. E o mesmo pode ser dito sobre esquemas dúbios e promessas de enriquecimento rápido com criptomoedas. Quem morde o isco? Muitas pessoas. Esta é a história de um astrólogo que investiu em bitcoin, de tokens de uma mina na Mongólia (que não existe) e de um velho esquema mascarado com um ativo inovador.

20 set, 2021

Dá para pagar com bitcoin?

Já há algum tempo que ir às compras com criptomoedas deixou de ser uma miragem económica. Em Portugal, é possível pagar um frango de churrasco com bitcoin; saldar os honorários de uma advogada; assegurar uma dormida num alojamento local; vender um carro no OLX. Ou até comprar casa em Lisboa e, pelo meio, obter um visto gold.

05 out, 2021

Dá para pagar com bitcoin?Dá para pagar com bitcoin?