Francamente agastado com tudo o que aconteceu na linha do Estoril, Sérgio Conceição apontou falhas a si próprio na condução do jogo, mas não deixou de realçar também alguns jogadores, cujas atuações muito contribuíram para o desaire e o afastamento da Taça.
Parecem existir indícios de que as desigualdades económicas se atenuaram recentemente nos países desenvolvidos. Mas não se terá atenuado o sentimento de infelicidade dos que ficam para trás e que, erroneamente, se julgam culpados pelo seu fracasso.
O sueco Gyokers, verdadeiro abono de família da equipa leonina, voltou a ser o melhor jogador em campo, continuando a confirmar-se como um dos jogadores mais valiosos da nossa primeira Liga, e que, pelos vistos, vai continuar a justificar esse estatuto.
Os responsáveis que hoje contestam as disfunções da justiça estão no papel paradoxal de vítimas e de responsáveis. Só têm que se queixar de si mesmos. As eleições que vão ocorrer em março devem ser uma oportunidade para se dar um passo no sentido de promover uma cultura de transparência e integridade.
Alguma coisa se avançou, mas muito mais urge fazer. A COP28 deverá levar os países ricos e desenvolvidos, que durante séculos poluíram à vontade, a ajudarem financeiramente os países pobres a, também eles, combaterem o aquecimento global.
Mais um gesto nobre de Cristiano Ronaldo, a projetar ainda mais a personalidade e a hombridade daquele que muitos ainda consideram o melhor jogador do mundo.