O problema da Síria é não ter uma população homogénea nem um governo central efetivo. Multiplicam-se as divisões sectárias, divisões religiosas, étnicas, tribais e políticas.
A reabertura da Catedral de Notre-Dame, em Paris, foi um momento sublime de reencontro, dos que lá puderam estar ou dos milhões que a televisionaram, com o sentido de Deus.
O ambicioso acordo de cooperação política e de liberalização comercial entre os países do Mercosul e os 37 países da União Europeia não tem a sua ratificação assegurada. Essa ratificação seria um passo em frente dado pela UE numa fase onde predominam os protecionismos de vistas curtas.
Envolver os estudantes no processo de ensino e aprendizagem é mais pertinente do que nunca, em especial no ensino superior. Tradicionalmente, as aulas expositivas têm sido o alicerce do ensino universitário, com o professor a transmitir o conhecimento de forma estruturada. Mas entre telemóveis e computadores, redes sociais e inteligência artificial, a disputa pela atenção dos estudantes tornou-se uma batalha desigual.
Como presidente da Argentina, Javier Milei desencadeou um combate à inflação. O semanário The Economist louva-lhe a coerência, ao deixar funcionar os mercados, incluindo o mercado do comércio externo. J. Milei não gosta do Estado. Mas um Estado decente é a primeira barreira contra a violência que atinge os mais fracos.