Tempo
|
euranetplus-inside.eu
  • Guerra, economia e migrações. Vem aí o primeiro Conselho Europeu do ano

    Guerra, economia e migrações. Vem aí o primeiro Conselho Europeu do ano

    As discussões dos líderes europeus continuam marcadas pela guerra na Ucrânia. Para além das agendas digital e climática, os primeiros-ministros analisam a evolução da guerra, depois da Cimeira UE-Ucrânia tem desvendado novos apoios financeiros e um renovado pacote de sanções à Rússia. Mas as preocupações com a recuperação económica num quadro de estagnação, inflação elevada, subida das taxas de juro e a necessidade de responder aos planos económicos americanos ganham força na agenda da reunião desta semana em Bruxelas.
  • UE enviou 77 mil toneladas de ajuda humanitária à Ucrânia desde fevereiro

    UE enviou 77 mil toneladas de ajuda humanitária à Ucrânia desde fevereiro

    Ursula von der Leyen garante que a solidariedade europeia para com a Ucrânia "está cada vez mais forte".
  • Turismo recupera parcialmente em 2021

    Turismo recupera parcialmente em 2021

    Espanha foi o destino da UE mais popular para turistas internacionais, com 114 milhões de noites passadas em alojamento turístico, cerca de 19% do total da UE.
  • Bruxelas propõe regras mais rigorosas contra tráfico de seres humanos

    Bruxelas propõe regras mais rigorosas contra tráfico de seres humanos

    A Comissão propõe que a utilização consciente de serviços prestados por vítimas de tráfico constitua infração penal. Alguns Estados-membros já criminalizaram estas situações mas outros países ainda não. Bruxelas propõe igualmente sanções obrigatórias para os crimes de tráfico cometidos por empresas, e não apenas contra indivíduos.
  • Um MBWay europeu? Será possível com o euro digital

    Um MBWay europeu? Será possível com o euro digital

    Está a ser preparado pelo Banco Central Europeu e pode chegar dentro de três anos. O euro digital vai valer o mesmo que o euro físico, não é uma cripto moeda, mas tem características que o "valorizam": é mais seguro, amigo do ambiente e pode ser usado tão facilmente como o euro físico. Será o fim do "cara ou coroa"?
  • "Não conseguimos entender oposição da UE à inclusão das terras indígenas nas metas de conservação da biodiversidade"

    ​COP15

    "Não conseguimos entender oposição da UE à inclusão das terras indígenas nas metas de conservação da biodiversidade"

    As ONGs brasileiras saúdam, parcialmente, a decisão europeia de proibir a importação de produtos produzidos em zonas desmatadas após 31 de Dezembro de 2020, mas estão insatisfeitas com a posição de Bruxelas nas negociações globais sobre biodiversidade. A nova legislação europeia não protege totalmente o Cerrado brasileiro, mas é sobretudo a incapacidade de compensar os povos indígenas pelo seu trabalho de conservação da biodiversidade que preocupa os ativistas brasileiros na Conferência sobre Diversidade Biológica da ONU ( COP15) que termina na segunda-feira, no Canadá.
  • Uma mala cheia de notas e maçãs podres em Estrasburgo

    Visto de Fora

    Uma mala cheia de notas e maçãs podres em Estrasburgo

    O escândalo a envolver a Eva Kaili, uma das vice-presidentes do Parlamento Europeu, num alegado esquema de corrupção em benefício do Qatar, tem dado muito que falar e os comentadores do Visto de Fora, não ficam atrás.
  • Eurobarómetro. Ampla maioria dos europeus aprova apoio da União Europeia à Ucrânia

    EURANETPLUS

    Eurobarómetro. Ampla maioria dos europeus aprova apoio da União Europeia à Ucrânia

    Inquérito revela também o emprenho dos cidadãos europeus nos valores fundamentais em que assenta a União Europeia, como a democracia, os direitos humanos e a liberdade de expressão. Cidadãos pretendem que esses valores sejam protegidos e defendidos dentro e fora do espaço comunitário.
  • Do dilúvio ao Qatargate

    Casa Comum

    Do dilúvio ao Qatargate

    O ordenamento do território e as alterações climáticas, a propósito das inundações dos últimos dias em Portugal, as suspeitas de corrupção no setor da Defesa e o escândalo de corrupção no Parlamento Europeu são temas em destaque no Casa Comum desta semana, com o socialista Porfírio Silva e o social-democrata Pedro Duarte.
  • Do dilúvio ao Qatargate

    Casa Comum

    Do dilúvio ao Qatargate

    O ordenamento do território e as alterações climáticas, a propósito das inundações dos últimos dias em Portugal, as suspeitas de corrupção no setor da Defesa e o escândalo de corrupção no Parlamento Europeu são temas em destaque no Casa Comum desta semana, com o socialista Porfírio Silva e o social-democrata Pedro Duarte.