Tempo
|
euranetplus-inside.eu
  • A União Europeia no alto mar de Lisboa

    A União Europeia no alto mar de Lisboa

    Dos plásticos às aguas sem jurisdição nacional, da biodiversidade às alterações climáticas, passando pelos compromissos de financiamento, as cartadas europeias na Conferência das nações Unidas sobre os Oceanos ficaram na responsabilidade várias mãos. A agenda é extensa, multidimensional e não termina - longe disso - com uma semana de debates e uma declaração sem natureza vinculativa em Lisboa.
  • Conflito na Ucrânia visto por dentro

    Visto de Fora

    Conflito na Ucrânia visto por dentro

    Uma emissão especial recebeu a visita do correspondente da Renascença em Moscovo, ucraniano de origem, para uma leitura privilegiada da guerra da Ucrânia e da realidade política russa.
  • "O invasor não pode ser premiado pela invasão"

    Casa Comum

    "O invasor não pode ser premiado pela invasão"

    As alterações ao regime jurídico das ordens profissionais, o congresso e a nova liderança do PSD, a reunião do G7 e a Cimeira da NATO foram temas em destaque no Casa Comum desta semana, com o socialista Porfírio Silva e o social-democrata Joaquim Miranda Sarmento.
  • Vinte e sete aprovam regras para reservas de gás na UE

    Vinte e sete aprovam regras para reservas de gás na UE

    Os 27 dão assim um passo decisivo para reforçar o fornecimento de gás, face às perturbações do mercado e à possibilidade de a Rússia cortar o gás a vários Estados-membros.
  • Ucrânia. UE fornece equipamentos contra ameaças nucleares e químicas

    Ucrânia. UE fornece equipamentos contra ameaças nucleares e químicas

    Seguem para a Ucrânia 300 mil fatos de proteção especializados, 5.600 litros de descontaminantes e equipamentos para operações de descontaminação.
  • O primeiro degrau da escada de Zelenskiy

    ​Visto de Fora

    O primeiro degrau da escada de Zelenskiy

    A aprovação do estatuto da Ucrânia como candidata à adesão à União Europeia, na cimeira de Bruxelas, é um dos destaques deste Visto de Fora.
  • Geração Z e a arte. "O artista pode ter causas, mas não é uma ONG"

    Geração Z e a arte. "O artista pode ter causas, mas não é uma ONG"

    As redes sociais são um viveiro de novos talentos que querem singrar na arte. Dão cor e forma às suas inquietações, emoções, muitas vezes, aos problemas sociais e políticos que nos rodeiam. Será uma tendência da arte contemporânea falar de racismo, alterações climáticas e identidade de género? Ana Aragão, arquiteta e ilustradora, é a convidada do podcast desta semana.
  • Autarca de Irpin. "Não ponho de lado a possibilidade de uma segunda invasão. O Verão será duro e decisivo"

    Entrevista Renascença

    Autarca de Irpin. "Não ponho de lado a possibilidade de uma segunda invasão. O Verão será duro e decisivo"

    Quatro meses depois do início da invasão russa, a Ucrânia já é um país candidato à União Europeia e trata agora da reconstrução das áreas afetadas pelos combates. É o caso de Irpin, cidade às portas de Kiev, cuja resistência permitiu evitar a progressão russa em direção à capital ucraniana. Em entrevista à Renascença, o presidente da autarquia explica os planos para retomar a vida normal apesar da guerra continuar em pleno no Leste e no Sul da Ucrânia. O regresso dos combates terrestres na região de Kiev permanece nos cenários do líder da resistência de Irpin.
  • Dos salários minguantes à candidatura ucraniana

    Casa Comum

    Dos salários minguantes à candidatura ucraniana

    O estudo da Fundação José Neves, que alerta para a perda salarial entre os licenciados em Portugal, e o estatuto da Ucrânia de candidato à União Europeia são temas em destaque no Casa Comum desta semana, com o social-democrata Joaquim Miranda Sarmento e o socialista Porfírio Silva.
  • Aviões movidos a lixo? Pode ser uma alternativa para aviação mais verde

    ​Compromisso Verde

    Aviões movidos a lixo? Pode ser uma alternativa para aviação mais verde

    Setor pode vir a ser responsável por 10% das emissões do dióxido de carbono. Alternativas aos combustíveis fósseis ainda não respondem a todas as necessidades, alerta especialista de engenharia aeroespacial.