A apresentação de uma nova estratégia comum para tentar combater as novas variantes do Covid, o plano de recuperação português apresentado em Bruxelas e um encontro entre ministros da Educação dos 27 são destaques desta semana.
Paulo Rangel do PSD e José Luis Carneiro do PS debatem a forma como os fundos europeus serão usados e sobretudo fiscalizados a partir do momento em que sejam desbloqueadas as verbas do Programa de Recuperação e Resiliência que terão origem em Bruxelas. Os comentadores do "Casa Comum" debateram ainda os alertas do Presidente da República em relação ao contexto político e sanitário do confinamento e do controlo da pandemia.
O plano da Comissão apresentado no ano passado constitui o roteiro da Europa para o crescimento sustentável. Propõe medidas a aplicar ao longo de todo o ciclo de vida dos produtos. Uma espécie de estratégia assente em três R's: Reciclar, Reutilizar e Reparar.
Professor de Economia da Universidade do Porto e presidente do OBEGEF analisa um dos setores estratégicos, em mais de um sentido, da economia portuguesa.
A marcar a semana europeia a assinatura esta manhã em Bruxelas do regulamento do Mecanismo de Recuperação e Resiliência da União Europeia - que constitui a parte central das ajudas da chamada “bazuca” europeia, para relançar a economia dos Estados membros e ultrapassar a crise gerada pela pandemia.
O “mea culpa” da presidente da Comissão Europeia, que reconheceu ter sido demasiado otimista e subestimou os problemas na entrega das vacinas por parte dos laboratórios, é um dos temas em debate na edição desta semana do Visto de Fora.
O estado da pandemia e a possível renovação das medidas de confinamento até meados de março foram temas em destaque no Casa Comum desta semana, com o secretário-geral adjunto do PS, José Luís Carneiro, e o eurodeputado do PSD, Paulo Rangel.
Hoje olhamos para um bom exemplo da forma como os cidadãos europeus se podem envolver na vida da União Europeia,nomeadamente a forma como podem contribuir para o futuro da Europa, através da Conferência que os 27 e as instituições europeias pretendem lançar para dar a todos essa oportunidade.