Boletim Covid-19: 7 de maio

Não há festivais para ninguém – e o Avante! do PCP, irá avante? Madonna teve Covid-19, Trump não tem

07 mai, 2020 - 20:17 • Redação

No Parlamento, o primeiro-ministro diz que Portugal não tem problemas com ciganos e que André Ventura levou uma "trivela" (de educação) de um: Quaresma. Lá fora como cá, o número de casos de violência doméstica aumentou até 60% durante o confinamento imposto pela pandemia do novo coronavírus.

A+ / A-

Veja também:


PORTUGAL

Covid-19: o que vem a seguir à cura? Marcelo "apertou" com Xi Jinping por causa dos ventiladores que não chegaram


  • Ainda na saúde: depois da cura, como se recupera da Covid-19? As jornalistas da Renascença Joana Bourgard e a Beatriz Lopes respondem a esta pergunta no maior hospital do país, o Santa Maria. Os internamentos prolongados (que podem chegar às seis semanas) deixam sequelas difíceis de ultrapassar, sobretudo para a população mais idosa.
  • Teve febre nas últimas 72 horas? Ou alguma alteração ao nível de olfato ou do paladar? Estas são algumas das questões colocadas por uma equipa de enfermagem a quem chega ao Hospital de S. João, no Porto. Antes, há um circuito a percorrer: colocar máscara de proteção, higienizar as mãos e medir a temperatura. Apesar das consultas presenciais, a teleconsulta é para manter, diz à Renascença o diretor do centro de ambulatório. A reportagem é da Isabel Pacheco.
  • "Lamento desiludi-lo: não houve atraso no pagamento do lay-off.” A resposta é de António Costa, no primeiro debate quinzenal pós-estado de emergência. O destinatário? O deputado centrista Telmo Correia. O primeiro-ministro garante que todos os pedidos (que forem válidos) de lay-off simplificado entregues até 30 de abril “serão pagos até 15 de maio”. De acordo com o chefe do Governo, "está tudo pago num universo de 64.500 empresas e 492 mil trabalhadores".
  • O alunos do 11.º ano só terão aulas às disciplinas com exames nacionais do seu ano, ficando de fora as disciplinas trienais, esclareceu esta quinta-feira o Governo. O esclarecimento do Ministério da Educação surge depois de os diretores escolares terem alertado, na quarta-feira, para o facto de as orientações da tutela indicarem que as escolas poderiam voltar a ter presencialmente todos os alunos dos 11.º e 12.º anos a praticamente todas as disciplinas.
  • As creches ainda não conhecem as medidas de segurança que vão ter de adotar quando tiverem de abrir, a 18 de maio. O atraso não só impede as creches de adquirir o que é necessário, como leva os pais a não ter confiança para deixarem os seus filhos nas creches. E sem a confiança dos pais, as creches não têm crianças, como explica à Renascença Susana Baptista, a presidente da Associação de Creches e Pequenos Estabelecimentos de Ensino Particular.

A desafiante recuperação da Covid-19, uma "doença artificiosa"
A desafiante recuperação da Covid-19, uma "doença artificiosa"

MUNDO

Flamengo de Jesus com 38 infetados. Áustria anuncia cura de mais três doentes submetidos a transfusão de plasma


  • O número de casos de violência doméstica aumentou até 60% durante o confinamento imposto pela pandemia do novo coronavírus, segundo alertou, esta quinta-feira, a Organização Mundial de Saúde – que manifestou uma “profunda preocupação”. Portugal foi um dos países em que se verificou um aumento de pedidos de ajuda.
  • Madonna doou um milhão de euros à investigação de uma vacina contra a Covid-19. O anúncio é feito na página oficial da cantora no Instagram. A artista diz que superou a doença, mas não sabia, na altura, que estava infetada com o novo coronavírus. Madonna esteve doente em finais de março, em Paris, no final da tour “Madame X”, tal como outros elementos da banda. “Pensávamos que tínhamos todos apanhado uma gripe muito chata”, afirma.
  • Três jogadores do Flamengo, treinado pelo português Jorge Jesus, testaram positivo ao novo coronavírus, anunciou o clube brasileiro. Em comunicado no site oficial, esta quinta-feira, o Flamengo revela que testou todos os jogadores, funcionários, colaboradores e seus familiares, "de forma a garantir a maior segurança" de todos os intervenientes. Ao todo, entre os dias 30 de abril e 3 de maio, foram realizados 293 testes. Sem divulgar os nomes, o campeão brasileiro e sul-americano revela que 38 pessoas testaram positivo, ainda que todas assintomáticas.

Os números da Covid-19 no mundo:



Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ABILIO GOMES HERMANO
    08 mai, 2020 04:51
    FESTIVAIS DA 1 LIGA PODE NÉ ?

Destaques V+