Veja também:


Marcelo Rebelo de Sousa lamentou a morte da Rainha Isabel II e enviou uma mensagem de condolências à família Real, endereçada diretamente ao Rei Carlos.

“Neste momento de luto e de dor, apresento a Vossa Majestade e a toda a Família Real, bem como a todos os Britânicos, em nome do Povo português e no meu próprio, os meus sinceros pêsames, transmitindo os meus profundos sentimentos pela perda sofrida", pode ler-se na nota publicada no site da Presidência.

O Presidente da República acrescentou que "a Rainha Isabel II permanecerá para todos um exemplo de coragem, de dedicação, de estabilidade e de inabalável sentido de serviço público" e relembrou as visitas que a monarca realizou ao país, em 1957 e 1985, destacando a "honra do encontro mantido" aquando da sua deslocação a Londres, em 2016.

Em declarações à SIC Notícias, Marcelo Rebelo de Sousa revelou ainda a sua intenção de participar nas cerimónias fúnebres da monarca.

A notícia da morte da Rainha de Inglaterra anunciada esta quinta-feira, às 18h30. O seu filho e herdeiro do trono, Charles, os netos William e Harry foram ter com Isabel II à residência de Balmoral, na Escócia.

O sucessor de Isabel II é o seu filho mais velho Carlos, que será entronizado Rei de Inglaterra.

Isabel II foi a monarca mais duradoura da história da coroa britânica, com um reinado de 70 anos, que atravessou momentos históricos, como a II Guerra Mundial, a Guerra Fria, o fim da União Soviética, a guerra contra o terrorismo e, mais recentemente, a pandemia de Covid-19 e várias crises económicas.