Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Isabel II em números

09 set, 2022 - 01:58 • Filipe d'Avillez

Ao longo de sete décadas de reinado e 96 anos de vida, a Rainha Isabel II visitou mais de 120 países e recebeu centenas de chefes de Estado e de Governo. Conheça mais alguns dados curiosos deste reinado.

A+ / A-

Veja também:


A vida da Rainha Isabel II, que morreu na quinta-feira aos 96 anos, conta-se também em números, das duas visitas oficiais que fez a Portugal, aos (cerca de) 150 milhões de súbditos que tinha no momento em que morreu. Conheça mais alguns dados curiosos deste reinado.

2 – Visitas oficiais a Portugal, em 1957 e 1985.

4 – Papas com quem se encontrou. João XXIII, João Paulo II e Francisco em Roma, Bento XVI no Reino Unido.

12 – Presidentes dos Estados Unidos da América com quem se encontrou pessoalmente desde que conheceu Harry Truman, quando ainda era princesa.

15 – Primeiros-ministros do Reino Unido que serviram Isabel II desde que subiu ao trono. Sendo que Harold Wilson foi primeiro-ministro de dois governos não consecutivos. Liz Truss, a última chefe de Governo, foi indigitada a 6 de setembro deste ano, naquele que seria o último ato oficial de Isabel II.

15 – Estados de que Isabel II era Chefe de Estado quando morreu. Inclui o Reino Unido, a Antígua e Barbuda, a Austrália, as Bahamas, o Belize, o Canadá, Granada, a Jamaica, a Nova Zelândia, a Papua Nova Guiné, São Kitts e Nevis, Santa Lúcia, São Vicente e as Granadinas, as Ilhas Salomão e o Tuvalu.

24 – Descendentes diretos de Isabel II. Quatro filhos, oito netos, 12 bisnetos

32 – Estados dos quais Isabel II foi Chefe de Estado ao longo do seu reinado. Nem todos em simultâneo, uma vez que alguns tornaram-se independentes, mantendo a monarquia, depois de outros se terem tornado repúblicas. Este número não inclui a Rodésia, que reconhecia Isabel II como Rainha, apesar de ela não ter reconhecido a independência nem o regime do país.

128 – Países que visitou na qualidade de Rainha

174 – Primeiros-ministros a quem Isabel II deu posse, em todos os países onde reinou, durante as décadas em que esteve no trono.

270 – Viagens ao estrangeiro durante o seu reinado

25.782 – Dias que Isabel II esteve no trono

1.661.669 – Quilómetros percorridos em viagens, na qualidade de Rainha.

150.000.000 – Número aproximado de súbditos de Isabel II, nos 15 Estados de que era Rainha, na altura em que morreu.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+