Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Morte de Isabel II. Costa destaca reinado que marcou "a história"

08 set, 2022 - 19:36

O primeiro ministro, António Costa, publicou a mensagem na sua conta na rede social Twitter.

A+ / A-

O primeiro-ministro português afirmou que recebeu com tristeza a notícia do falecimento da rainha do Reino Unido, Isabel II, considerando que os seus 70 anos de reinado marcaram a história britânica desde a II Guerra Mundial.

"É com tristeza que recebemos a notícia do falecimento de sua majestade a Rainha Isabel II. O seu reinado de 70 anos marcou a história britânica desde a segunda grande guerra. As minhas sentidas condolências à família real e ao povo do Reino Unido", escreveu António Costa na sua conta na rede social Twitter.

Santos Silva enaltece "enorme contribuição para a democracia britânica"

O presidente da Assembleia da República de Portugal, Augusto Santos Silva, enalteceu hoje "a enorme contribuição da rainha Isabel II para a democracia britânica" e considerou que a sua morte "é uma perda muito grande também para Portugal".

"Eu lamento muito o falecimento da rainha Isabel II, ao fim de 70 anos de reinado, ao fim de uma vida longa, em que ela personificou melhor que ninguém o monarca de uma monarquia constitucional", declarou Augusto Santos Silva aos jornalistas, num hotel de Brasília.

O presidente da Assembleia da República acrescentou que hoje "é um dia de uma perda muito grande também para Portugal, que é um aliado histórico do Reino Unido", com o qual tem "a mais antiga aliança do mundo".

Em seu nome e do parlamento português, endereçou "sentidas condolências" à Câmara dos Comuns, à Câmara dos Lordes e a todos os britânicos.

"A rainha Isabel II teve quinze primeiros ministros a trabalhar com ela e a todos prestou a colaboração institucional própria de um monarca constitucional", referiu.

Augusto Santos Silva deslocou-se a Brasília para as comemorações do bicentenário da independência do Brasil, a convite do presidente do Senado Federal brasileiro.

Morreu Isabel II, uma Rainha que enfrentou crises e mudanças históricas
Morreu Isabel II, uma Rainha que enfrentou crises e mudanças históricas

A notícia da morte da Rainha de Inglaterra anunciada esta quinta-feira, às 18h30. O seu filho e herdeiro do trono, Charles, os netos William e Harry foram ter com Isabel II à residência de Balmoral, na Escócia.

O sucessor de Isabel II é o seu filho mais velho Carlos, que será entronizado Rei de Inglaterra. A transição da coroa está planeada há décadas e inclui formalidades que vão durar dias, segundo planos publicados ao longo dos anos pela imprensa.

Segundo os planos conhecidos, a "Operação Spring Tide" ["Mudança de Maré", na tradução em português] começa com a audiência da primeira-ministra, Liz Truss, em funções também há poucos dias, com o novo Rei, cujo título oficial ainda está por determinar.

Isabel II foi a monarca mais duradoura da história da coroa britânica, com um reinado de 70 anos, que atravessou momentos históricos, como a II Guerra Mundial, a Guerra Fria, o fim da União Soviética, a guerra contra o terrorismo e, mais recentemente, a pandemia de Covid-19 e várias crises económicas.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+