Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Rei Carlos III cumprimenta multidão em Londres

09 set, 2022 - 14:19 • Ricardo Vieira

O monarca viajou de avião de Balmoral, na Escócia, até Londres, no dia a seguir à morte da sua mãe, a Rainha Isabel II. Carlos III será proclamado rei no sábado.

A+ / A-
Rei Carlos III saudado por milhares de pessoas à chegada a Buckingham
Rei Carlos III saudado por milhares de pessoas à chegada a Buckingham

Veja também:


O Rei Carlos III cumprimentou esta sexta-feira ao início da tarde uma multidão de pessoas que o aguardavam à porta do Palácio de Buckingham.

O monarca viajou de avião de Balmoral, na Escócia, até Londres, no dia a seguir à morte da sua mãe, a Rainha Isabel II.

Depois de aterrar na capital inglesa, Carlos III seguiu de automóvel até ao Palácio de Buckingham, acompanhado pela rainha consorte, Camila.

À espera do casal real estavam milhares de pessoas. Carlos III saiu do automóvel e dirigiu-se aos populares, trocando cumprimentos e recebendo palavras de conforto dos súbditos.

Carlos III vai ser formalmente proclamado rei de Inglaterra no sábado, às 11h00, a partir das das varandas do Palácio de St. James, em Londres, anunciou hoje o Palácio de Buckingham.

Morreu Isabel II, uma Rainha que enfrentou crises e mudanças históricas
Morreu Isabel II, uma Rainha que enfrentou crises e mudanças históricas

O sucessor de Isabel II, que morreu na quinta-feira, 8 de setembro, vai ser proclamado Rei no Conselho de Adesão, o organismo responsável pelo processo formal de que fazem parte figuras do Governo e conselheiros privados.

Carlos III tem um discurso à nação marcado para as 18h00 desta sexta-feira e uma reunião com a primeira-ministra, Liz Truss.

Em homenagem a Isabel II, foram tocadas esta sexta-feira 96 badaladas nas nas igrejas britânicas. Uma badalada por cada ano de vida da rainha.

Milhares de pessoas já passaram pelo Palácio de Buckingham, em Londres, para prestar homenagem a Isabel II.

Esta tarde decorre uma reunião especial da Câmara dos Comuns com a primeira-ministra britânica, Liz Truss, e os deputados a fazerem intervenções de homenagem.

Indigita na terça-feira, Liz Truss já disse que Isabel II "foi uma das melhores líderes que o mundo conheceu", reinventou a monarquia dos dias de hoje" e é a "campeã da democracia e liberdade em todo o mundo".

O Reino Unido iniciou um período de dez dias de luto. A data do funeral da rainha Isabel II ainda não é conhecida.

O anúncio da morte da Rainha Isabel II pela BBC
O anúncio da morte da Rainha Isabel II pela BBC
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+