Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19. Boletim 31 de março

Lay-off na TAP e “mea culpa” na Holanda

31 mar, 2020 - 20:16 • Filipe d'Avillez

O estado de emergência vai ser prolongado? O Presidente da República não se descose. O que sabemos ao certo é que os Estados Unidos já ultrapassaram a China em número de mortos e que o elenco da Guerra das Estrelas está de luto.

A+ / A-

Veja também:


PORTUGAL

Com uma parte do mundo a lidar com a pandemia e outra parte nervosamente à espera, começam a tornar-se aparentes os sinais da crise económica que seguirá. Valha-nos o facto de Marcelo Rebelo de Sousa considerar que o esforço dos portugueses está a resultar.

  • Marcelo Rebelo de Sousa acredita que as medidas do estado de emergência estão a resultar, mas recusa-se a dizer se o vai prolongar. Isto no dia em que a dimensão da crise económica provocada pela covid-19 se tornou mais aparente: a TAP anunciou que vai fazer layoff de 90% dos seus funcionários.
  • O Presidente da República quer manter as medidas de contenção. No final de uma reunião com especialistas na área da Saúde, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que o esforço de isolamento social dos portugueses está a ser compensado. “Olhando para os números, parece confirmar-se que as medidas tomadas influenciaram a evolução do processo de propagação da covid-19. Isso dá razão aos políticos para continuarem a decidir no mesmo sentido”, disse o Presidente, sem revelar, porém, se vai prolongar o estado de emergência.
  • A TAP anunciou que vai fazer lay-off de 90% dos seus trabalhadores. Com a esmagadora maioria dos serviços suspensos, devido ao coronavírus, a transportadora aérea procura assim enfrentar a crise económica que advém da paragem dos voos.
  • Os CTT vão antecipar a emissão e pagamento de vales em dois dias úteis e fasear a distribuição durante oito dias, como medidas de mitigação ao contágio de covid-19. Os vales serão emitidos em 1 de abril e distribuídos até 9 de abril. Neste período, os CTT vão ter 34 lojas com horários alargados, a funcionar entre as 9h00 e as 13h30 e das 14h30 até às 17h30. Vai ser ainda reforçado o serviço de pagamento de vales ao domicílio
  • O Instituto Politécnico de Setúbal está a criar um banco de computadores para emprestar aos alunos que não têm o equipamento necessário para acompanharem as aulas à distância. Além dos computadores, o Instituto estendeu o prazo de pagamento das propinas, está a disponibilizar refeições gratuitas em regime de entrega individual nos refeitórios de Setúbal e Barreiro e mantém em funcionamento a residência estudantil de Santiago.
  • Já muitos nos explicaram como falar aos mais novos sobre a pandemia. Mas, e os mais velhos? Nuno Sousa, psicoterapeuta na área da infância e adolescência sugere que sejam precisamente os netos a explicar aos avós o que se passa neste momento no mundo. E fala de mais, muito mais, que pode ajudar a sua família a ultrapassar esta prova.
  • E por falar em avós e netos, quantos não estão agora na situação do Alexandre, de Ovar, que perdeu a avó mas tem mais perguntas que respostas? Uma reportagem da Renascença, de uma das cidades mais atingidas em Portugal.


Evolução do coronavírus em Portugal

MUNDO

Uma mea-culpa da Holanda e avisos sobre a desintegração da União Europeia, no mesmo dia em que António Guterres apela à união mundial para fazer face à propagação do coronavírus, que já fez mais de 3.000 mortos nos EUA e bateu o recorde de vítimas mortais num só dia em Espanha.

  • O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, defende uma estratégia mundial coordenada para combater a propagação do novo coronavírus, alertando para as potenciais consequências trágicas desta pandemia que é, essencialmente, "uma crise humana". Em entrevista ao jornal digital 7Margens, Guterres afirma que a reação da comunidade internacional ainda está muito longe do que é preciso e apela aos países do Norte para que reforcem o seu apoio aos países mais do Sul, mais débeis, sob pena de toda a humanidade vir a sofrer consequências trágicas desta pandemia.
  • O que é feito da solidariedade europeia? Para travar a propagação do novo coronavírus, o primeiro impulso de muitos países foi trancar a porta: as fronteiras foram fechadas total ou parcialmente, e vários governos anunciaram um bloqueio à exportação de máscaras cirúrgicas, incluindo a Alemanha e a França. E a crítica não é só por os países terem fechado a porta; é também por alguns deles estarem a segurar com firmeza o porta-moedas. Na semana passada, a proposta de emissão conjunta de títulos de dívida europeia foi bloqueada. Países como a Itália e Portugal têm deixado bem claro o seu descontentamento com esta falta de empatia e com a timidez da reação europeia. Mário Centeno já avisou que a União Europeia corre o risco de desintegrar-se se não conseguir reagir a esta crise de forma unida.
  • Sinal desta desunião europeia foi a reação do ministro holandês das Finanças ao pedido de ajuda da Espanha. Wopke Hoekstra afirmou, na altura, que Espanha devia ser investigada por não ter capacidade orçamental para fazer face à pandemia, o que lhe valeu um forte repúdio público por parte do primeiro ministro português. Agora, em entrevista à cadeia de televisão RTL Z, o ministro holandês fez “mea culpa”, reconhecendo que devia ter reagido melhor, e que não demonstrou empatia suficiente.
  • Isto num dia em que o coronavírus voltou a matar milhares na Europa. Em Espanha estabeleceu-se um novo recorde de mortes, 849 e nos EUA, onde a pandemia está a ganhar cada vez mais força, já morreram mais de três mil pessoas, incluindo o ator Andrew Jack, da Guerra das Estrelas. O ex-Presidente Barack Obama tem poucas dúvidas sobre o responsável por esta situação e aponta o dedo a Donald Trump.


O coronavírus no mundo

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+