Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Centeno alerta para riscos de "fragmentação" da União Europeia

31 mar, 2020 - 19:02 • Redação

O presidente do Eurogrupo e ministro português das Finanças chama a atenção, através de uma carta enviada aos parceiros europeus, para a necessidade de dar uma resposta conjunta a esta crise colossal, porque caso contrário a União Europeia pode sair dividida depois do combate ao coronavírus.

A+ / A-

O ministro das Finanças português e presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, escreveu uma carta aos parceiros europeus em forma de aviso. Centeno alerta para uma potencial "fragmentação" da zona Euro, se não houver resposta conjunta ao "choque colossal", provocado pelo Covid-19.

Estas são ideias que estão presentes num documento interno que defende o ministro das Finanças português e presidente do Eurogrupo, que fez chegar na segunda-feira àquele organismo.

Centeno pretende passar a ideia a todos os ministros das Finanças da União Europeia que deverão estar receptivos à "discussão de propostas concretas, justificadas e eficazes, que possam ajudar a intensificar a resposta" da zona euro à crise do coronavírus".

O presidente do Eurogrupo não tem dúvidas em dizer que esta é uma crise da qual toda a Europa "sairá com níveis de dívida muito maiores".

Mário Centeno nunca se refere explicitamente à emissão de dívida conjunta. Mas, salienta que a União Europeia deve "estar aberta a considerar alternativas", quando os "instrumentos existentes (...) se revelam inadequados".

O presidente do Eurogrupo demarca-se assim da posição da Comissão Europeia e de uma linha dura dentro do próprio Eurogrupo.

A presidente do executivo comunitário, Ursula von der Leyen, já disse em público ser contra os coronabonds e tem vindo a defender que já estão em marcha "instrumentos" de resposta à crise do coronavírus.

Segundo von der Leyen, os coronabonds não são mais do que um slogan e a emissão de dívida conjunta prende-se com a questão mais ampla das garantias. E, por isso, julga justificadas as preocupações de vários países do norte da Europa.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+