Vladimir Putin fez o seu discurso do estado da Nação russa a poucos dias de se assinalar um ano desde o início da invasão à Ucrânia.

Numa linha clara de culpabilização do Ocidente, o chefe de Estado tentou alegar que as ações militares da Rússia trataram-se de legítima e heróica defesa da sua própria soberania e território.

A Renascença seleciona as ideias chave do discurso de Vladimir Putin sobre a guerra.

"Foram eles que começaram a guerra"

É a frase que serviu de base à lógica de todo o discurso.

Vladimir Putin disse que foram os Estados Unidos e a NATO a abrir hostilidades e a preparar "bases militares e laboratórios biológicos" nas fronteiras russas.

O chefe de Estado russo disse que as conversas de paz "eram mentira", mas não por culpa da Rússia, que diz ter sempre tentado um diálogo "civil".

"Estava preparada uma ação sangrenta na Ucrânia"

Desenvolvendo esta ideia, Putin criticou a presença de bases americanas "em todo o planeta" e referiu o país norte-americano mente "descaradamente".

"Quando o Donbass estava a arder, a Rússia queria sinceramente a paz, mas eles jogavam com a vida das pessoas. E jogavam com cartas viciadas", disse.

Para Putin ficou claro que os EUA "não iam parar as suas intenções agressivas" e que, em conjunto com Kiev, preparavam um ataque à Rússia.

No entanto, não há qualquer prova que aponte para a veracidade destas afirmações.

"Quando o Donbass estava a arder, a Rúsia queria sinceramente a paz"

A "salvação" do Donbass foi outra das principais ideias do discurso de Putin.

O Presidente da Rússia disse que o povo desta região ucraniana ansiava pela "ajuda" das forças russas.

O chefe de Estado russo alegou que a população do Donbass "lutou para viver no seu território e falar a sua língua, mas era constantemente atacado pelo regime de Kiev".

"O povo da Ucrânia é refém do regime de Kiev"

Continuando a responsabilizar a Ucrânia, Putin diz que os "donos ocidentais" ocuparam o país "do ponto de vista militar e económico".

"Destruíram a indústria ucraniana, provocaram a degradação social e a pobreza na Ucrânia e claro que criaram um lugar para retirar recursos para a guerra", disse para justificar o que vê como uma iniciativa para libertar o povo das regiões anexadas ilegalmente.

"Querem acabar connosco de uma vez por todas. Eles querem passar de um conflito local para global"

Grande parte do discurso de Putin foi voltado para os Estados Unidos e a Ucrânia, porém, já na parte final, as atenções foram redirecionadas para a Europa.

O Presidente da Rússia deixou um aviso ao Velho Continente: “Quanto mais forem utilizadas armas de longo alcance, mais nós avançaremos para garantir a segurança da Rússia".

Um eventual escalar do conflito para um cenário de guerra mundial assumida é justificado como a defesa da "existência" do país russo.