Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Foram eles que começaram a guerra". Putin culpa Ocidente e Ucrânia pelo início do conflito

21 fev, 2023 - 09:15 • João Malheiro

O Presidente da Rússia acusa os Estados Unidos de "mentirem descaradamente" e de "jogar com a vida das pessoas".

A+ / A-

O Presidente da Rússia acusou o Ocidente e a Ucrânia de serem os responsáveis pelo início da guerra que se prolonga há quase um ano.

"Foram eles que começaram a guerra", disse Vladimir Putin, no seu discurso do estado da Nação, esta terça-feira, e que a Rússia, em resposta "utilizaram a força para fazer parar a guerra".

O chefe de Estado russo garante que o seu país tentou dialogar "de forma civil", mas alegou que Estados Unidos e NATO preparavam-se para "colocar as suas bases militares e laboratórios biológicos nas nossas fronteiras. Tentaram preparar um ataque".

"Ficou claro que eles não iriam parar as suas intenções agressivas. Aumentava a tensão e as informações mostravam que em 2022, no final, estava preparada uma ação sangrenta na Ucrânia", alegou.

Vladimir Putin voltou a referir que o Donbass queria a ajuda da Rússia para "se libertar" da Ucrânia, usando as justificações que utilizou há um ano a dias de iniciar a invasão do território ucraniano.

O Presidente da Rússia acusa os Estados Unidos de "mentirem descaradamente" e de "jogar com a vida das pessoas".

"Quando o Donbass estava a arder, a Rúsia queria sinceramente a paz", afirmou.

Já à Europa, Putin ameaçou "avançar para garantir a segurança da Rússia" se forem utilizadas armas de longo alcance.

"Eles querem a derrota estratégica da Rússia. Ou seja, querem acabar connosco de uma vez por todas. Eles querem passar de um conflito local para global. Claro que nós estamos prontos e vamos reagir como é devido. Trata-se da existência do nosso país", defendeu.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    21 fev, 2023 Lisboa 13:18
    Pergunto é porque continuam a mostrar tanta deferência para com a Rússia. Um discurso Ocidental, ou não passa na comunicação social Russa, ou é de tal maneira manipulado, que apresenta uma visão completamente fora do contexto. Aqui no Ocidente, a Rússia fala a sua Realidade alternativa, e é conferências, reuniões, análises extensas sobre o que o os russos querem dizer com isto e com aquilo. Basta ver como a TV portuguesa perdeu toda a manhã a falar do discurso do criminoso Putin. Que tal começarem a mostrar à Rússia a mesma "deferência" que ela mostra ao Ocidente, e começarem a ser secos e assertivos?
  • Desabafo Assim
    21 fev, 2023 Porto 11:22
    Demorem o tempo que for preciso (2 por cento do PIB tem a sua força) quando concluírem que a guerra é inadmissível as novas províncias serão anexadas pela própria UE com consentimento da Rússia que concluirá que assim as populações terão paz, da Ucrânia o que nasce torto tarde ou nunca se endireitará, (do venham cá buscá-los se forem capazes, a NATO não entrou!).

Destaques V+