Tempo
|
A+ / A-

Lei portuguesa não permite retirar nacionalidade a Abramovich por razões políticas

10 mar, 2022 - 17:26 • Liliana Monteiro , com redação

Sanções britânicas ao bilionário russo não se aplicam em Portugal, esclarece o Ministério da Justiça em resposta à Renascença.

A+ / A-

Veja também:


A lei portuguesa não permite retirar nacionalidade a Roman Abramovich por razões políticas, esclarece o Ministério da Justiça em resposta à Renascença.

As sanções europeias na sequência da guerra na Ucrânia também não têm implicações no caso que está a ser ainda investigado, relacionado com a naturalização de descendentes de judeus sefarditas, refere o Governo.

As sanções do Reino Unido ao oligarca russo, que também tem nacionalidade portuguesa, não se aplicam em Portugal, adianta o gabinete da ministra Francisca Van Dunem.

As sanções do Reino Unido nada têm a ver com o que possam fazer os restantes países, refere a mesma fonte.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) abriu um inquérito à atribuição de nacionalidade portuguesa a Roman Abramovich, avançou a Renascença a 18 de janeiro deste ano.

O inquérito à naturalização de Abramovich, ao abrigo da lei de nacionalidade dos judeus sefarditas, corre termos no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa

O dono do Chelsea, e figura próxima do Presidente russo, Vladimir Putin, obteve nacionalidade portuguesa em abril de 2021, num processo que terá sido aprovado e finalizado em tempo recorde.

A Renascença avançou a 12 de janeiro que o processo de naturalização Roman Abramovich motivou inquérito interno do Instituto de Registos e Notariado (IRN).

O governo do Reino Unido congelou esta quinta-feira os bens de Roman Abramovich, incluindo o Chelsea Football Club, de que o empresário é dono, no âmbito das sanções a oligarcas russos, a propósito da guerra na Ucrânia.

No dia 2 de março, Abramovich colocou o Chelsea à venda, em defesa "do interesse do clube, dos adeptos, dos colaboradores, bem como dos patrocinadores e parceiros do clube". O Chelsea recebeu uma licença especial para continuar a desenvolver a sua atividade futebolística, no entanto, este congelamento suspende, para já, a sua venda.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria Teresa Magalhã
    10 mar, 2022 Lisboa 17:43
    Como não vão retirar? Alguém sabe explicar como é que lhe deram nacionalidade sem o investigar? ele é um dos maiores mafiosos do Mundo e não foi investigado? Estranho, muito estranho mesmo O que será que o Ministério da Justiça diz disto?

Destaques V+