Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Multimilionário Roman Abramovich tornou-se cidadão português

18 dez, 2021 - 18:50 • Redação

Dono do Chelsea naturalizou-se em abril, ao abrigo da Lei da Nacionalidade como judeu sefardita.

A+ / A-

O multimilionário russo Roman Abramovich, conhecido dono do clube de futebol Chelsea, tornou-se cidadão português em abril deste ano, avança o jornal Público deste sábado. Abramovich naturalizou-se ao abrigo da Lei da Nacionalidade, que confere cidadania a quem descender da antiga comunidade judaica sefardita.

De acordo com aquele jornal, as ascendências sefarditas do empresário foram comprovadas pela Comissão de Certificação do Sefardismo da comunidade judaica portuguesa. A ligação de Abramovich a esta comunidade lusa é estreita: o multimilionário será um dos patrocinadores do Museu do Holocausto no Porto e foi um membro da Comunidade Judaica do Porto que editou, recentemente, as páginas de Wikipédia de Abramovich. Estas confirmam as origens familiares do dono do Chelsea e dão pormenores sobre as atividades de benfeitor do empresário por terras lusas, garantindo que o mesmo é membro da Comunidade Judaica do Porto.

"Juntamente com Michael Kadoorie e Jacob Safra, Abramovich é um dos principais beneméritos da comunidade judaica portuguesa e da B’nai B’rith International Portugal", é dito na página da Wikipédia em português.

Abramovich terá iniciado o processo junto da Conservatória dos Registos Centrais e Ministério da Justiça ainda em 2020, processo esse que ficou concluído em abril deste ano. Abramovich junta, assim, a nacionalidade lusa às duas nacionalidades que já possuía: a russa e a israelita, sendo que esta última foi obtida também recentemente, em 2018.

Roman Abramovich é, segundo a revista Forbes, a 142.ª pessoa mais rica do planeta, com uma fortuna avaliada em 14,3 mil milhões de dólares (cerca de 12,7 mil milhões de euros).

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    19 dez, 2021 Lisboa 11:51
    É Russo, Israelita e agora também é Português? Qual é o esquema?

Destaques V+