A dois dias da votação para as Legislativas de 30 de janeiro, uma nova sondagem coloca PS e PSD taco a taco a discutir a vitória.

A sondagem Expresso/SIC aponta para um empate técnico, com o PS à frente do PSD por apenas dois pontos (35% para 33%).

Um resultado tão próximo que a equipa do ISCTE-ICS assinala ser “impossível inferir” qual dos dois partidos pode sair vencedor. O PS está num intervalo entre 32% e 38% e o PSD entre 30% e 36%. Traduzindo para número de deputados, isto pode dar ao PS entre 92 a 106 deputados e ao PSD de 87 a 101 deputados.

Na luta pelo terceiro partido mais votado, o combate também promete ser quase voto a voto, segundo esta sondagem. O Chega, a Iniciativa Liberal e a CDU estão com 6% das intenções de voto, seguidos de perto pelo Bloco de Esquerda, com 5%.

Segundo o trabalho do ISCTE-ICS s esta ordem de votação se confirmasse, Ventura seria o terceiro mais votado, mas a IL seria a terceira maior bancada, beneficiando do seu voto concentrado em círculos eleitorais com maior eleitorado, como Lisboa e Porto.

O Bloco de Esquerda seria o partido mais prejudicado, esse, pode cair de terceiro para sexto.

Com os novos dados conhecidos esta quinta-feira, o agregador de sondagens da Renascença estima que, se as eleições fossem hoje, o PS venceria, sem maioria absoluta, com 35,9% dos votos.

De acordo com este modelo, disponível numa página interativa da Renascença, com atualização diária, o Partido Socialista segue na frente, com três pontos percentuais de avanço sobre o PSD, que soma 32,6% das intenções de voto estimadas.

O Bloco de Esquerda (5,7%) perdeu já a posição da terceira força política para o Chega, que soma 6,2%. Seguem-se Iniciativa Liberal (5,5%), a CDU (5,2%), o PAN (2%), CDS-PP (1,5%) e Livre (1,5%).