Tempo
|
A+ / A-

Sondagem da Católica. PS lidera mas cai, PSD estaciona nos 33%

27 jan, 2022 - 20:48

Chega cai do terceiro lugar e a Iniciativa Liberal está a subir na intenção de votos. A Sondagem das Sondagens da Renascença continua a pôr o PS a liderar as intençóes de votos.

A+ / A-

O PS mantém a liderança na sondagem da 36% das intenções de voto, na sondagem do Centro de Estudos de Sondagens de Opinião (CESOP) da Universidade Católica para a RTP, Antena 1 e Público.

Apesar da queda de um ponto percentual em relação à semana anterior, o PSD ficou estacionado nos 33%.

O mesmo estudo revela ainda que a esquerda garante uma maioria parlamentar de 49% face aos estimados 47% da direita, onde a IL assume o papel de potencial terceira força política.

A sondagem aponta ainda que António Costa continua a ser o preferido para primeiro-ministro com 48% das respostas, contra os 36% recolhidos por Rui Rio na preferência para chefiar o futuro governo.

A descida de dois pontos percentuais de Costa (antes com 50%) e a subida de Rio (antes 35%) não foram suficientes para inverter esta tendência.

O Chega parece cair, uma vez que há uma semana se apresentava como potencial terceira força política, e está agora em risco de cair várias posições, apesar de manter a mesma intenção de voto de 6%.

A IL é quem parece mais ganhar e subiu um ponto percentual dos anteriores 5% para os actuais 6%, surgindo agora a seguir aos dois maiores partidos. Traduzindo a subida para número de mandatos (antes 4-6 e agora 5-10).

Oc BE cresce um ponto dos 5% para os 6%, com uma estimativa de construir um grupo parlamentar de 6 a 13 deputados. Sem variações, a sondagem diz que a CDU continua com 5% das intenções de voto, o mesmo sucedendo com CDS-PP, Livre e PAN com 2%.

Com os novos dados conhecidos esta quinta-feira, o agregador de sondagens da Renascença estima que, se as eleições fossem hoje, o PS venceria, sem maioria absoluta, com 35,9% dos votos.

De acordo com este modelo, disponível numa página interativa da Renascença, com atualização diária, o Partido Socialista segue na frente, com três pontos percentuais de avanço sobre o PSD, que soma 32,6% das intenções de voto estimadas.

O Bloco de Esquerda (5,7%) perdeu já a posição da terceira força política para o Chega, que soma 6,2%. Seguem-se Iniciativa Liberal (5,5%), a CDU (5,2%), o PAN (2%), CDS-PP (1,5%) e Livre (1,5%).

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carlos
    29 jan, 2022 LISBOA 12:34
    Domingo à noite teremos a surpresa que o PS náo esquecerá táo cedo.
  • Petervlg
    28 jan, 2022 Trofa 12:44
    Ainda hoje não acredito como se vota PS, carga fiscal mais elevada; combustíveis mais cara; sistema de saúde, um caus; educação esta num caus, forças de segurança, um caus, sistema de justiça, um caus, já ninguém acredita; corrupção nem se fala. Metem rios de dinheiro na TAP; metem rios de dinheiro no novo banco, para quê?

Destaques V+