Professores e funcionários das escolas estão convocados para uma manifestação em marcha lenta esta segunda-feira. São esperadas concentrações em várias cidades do país, como Lisboa, Porto, Viana do Castelo, Almeirim e Portimão.

A iniciativa parte do movimento "Missão Escola Pública", que junta docentes da escola pública, sem quaisquer ligações a sindicatos ou partidos. A organização estima que participem 500 a mil pessoas na manifestação.

A hora não foi escolhida ao acaso: a marcha lenta está marcada para as 18h23 - 6h23 da tarde -, visando representar os seis anos, seis meses e 23 dias de tempo de serviço que os professores viram ser congelado.

Em Lisboa está prevista uma concentração de docentes na Ponte do Pragal, nos acessos pedonais laterais da Ponte 25 de Abril. A partir daí, a marcha seguirá até ao monumento do Cristo Rei, em Almada.

No caso do Porto, os manifestantes prometem concentrar-se na Ponte da Arrábida, que faz a ligação entre a cidade e Vila Nova de Gaia.

Esta quarta-feira está prevista nova ronda de negociações entre os professores e o Ministério da Educação, nomeadamente para debater questões ligadas às quotas e vagas no acesso aos diferentes escalões da profissão.