Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

FC Porto

Rui Moreira: "Não me aproveitei do futebol para a política"

19 out, 2023 - 11:30 • Inês Braga Sampaio , Susana Madureira Martins , Margarida Gomes (Público)

Presidente da Câmara do Porto exclui-se da corrida à presidência do FC Porto, demarca-se do duelo Pinto da Costa vs. Villas-Boas e volta a falar do "funcionário" Sérgio Conceição.

A+ / A-
Hora da Verdade com Rui Moreira
Hora da Verdade com Rui Moreira

Rui Moreira garante que não se aproveitou do facto de ser adepto do FC Porto para se autopromover na política, apesar de ser vice-presidente do Conselho Superior do clube, eleito com Pinto da Costa em 2020.

Em entrevista ao programa Hora da Verdade, da Renascença, o presidente da Câmara Municipal do Porto inverte o prisma: "Na minha comissão de honra em 2013, e depois nunca mais tive nenhuma, não apareceu ninguém do desporto, nunca apareceu e eu já gostava de provas de futebol desde pequenino."

"Não me aproveitei do futebol para a política", garante.

"O meu tio bisavô fez parte da primeira equipa do Porto que foi campeã nacional, por acaso, chamava-se Nunes. Serei um sócio atento, dedicado e, tal como nas outras atividades da minha vida, totalmente livre para dar a minha opinião", acrescenta Rui Moreira.

"Não vou apoiar ninguém" nas eleições portistas


As eleições à presidência do FC Porto estão à porta.

Em 2020, Rui Moreira legitimou uma eventual candidatura de André Villas-Boas, embora tenha integrado a lista de Pinto da Costa e de ter dito, também em entrevista ao Hora da Verdade: "Se amanhã houver eleição entre Pinto da Costa e Villas-Boas, votarei em Pinto da Costa."

Será que a intenção de voto se mantém?

"Enquanto o senhor Jorge Nuno Pinto da Costa tiver condições e vontade, porque são duas coisas diferentes, para exercer o cargo [de presidente do Porto], e ele já disse que irá concorrer, que quer concorrer no próximo ano, nunca apoiarei nenhuma solução alternativa. Se me perguntar se eu vou apoiar alguém, não vou apoiar ninguém, não o farei desta vez", sublinha Rui Moreira, na entrevista publicada esta quinta-feira.

Em relação a uma possível candidatura do próprio Rui Moreira, a história tem vários capítulos. Em 2020, Pinto da Costa afirmou que "não seria candidato" se o atual presidente da Câmara do Porto avançasse.

Contudo, em 2020, Moreira disse, ao Polígrafo SIC, que "já é tarde" para uma candidatura sua e, em 2022, em declarações ao Hora da Verdade, admitiu que "não há verdadeiramente esse chamamento". Já em setembro de 2023, declarou que não quer ser "mais do que adepto". Na entrevista desta quinta-feira, o autarca volta a afastar-se das urnas.

"Não farei parte da solução nem farei parte da escolha dos sócios. Portanto, não contarão seguramente comigo. Continuarei a ser um sócio normal de bancada", frisa o autarca.

Outra história com vários capítulos, a envolver o FC Porto, é o desentendimento público entre Rui Moreira e Sérgio Conceição.

Tudo começou com críticas do presidente da Câmara ao técnico do FC Porto. Primeiro a divulgação de uma conversa privada no Facebook, em que o classificava como "um treinador falhado", e depois em declarações ao jornal "O Jogo", em que sustentou que a SAD do Porto "é chacinada quando corre mal e quando ganha é mérito do Sérgio", que "não contribui para o bom nome do clube, falta-lhe 'fair-play'".

No segundo episódio da disputa, Sérgio Conceição insinuou que Rui Moreira, que apelidou de "pseudo adepto", "certamente não gostará [da] grandíssima instituição que é o FC Porto". Mais tarde, aos jornalistas, o autarca atirou: "Eu não sou pago para amar, eu amo sem ser pago."

Em entrevista ao Hora da Verdade, questionado se ficou tudo sanado, Rui Moreira bate na mesma tecla e relega Sérgio Conceição ao estatuto de empregado do clube de que o autarca é adepto: "Não é uma questão de ser sanado, o treinador do FC Porto é um funcionário do FC Porto."

"Não fiquei nada escaldado [com a polémica com Conceição]", frisa.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+