Tempo
|
A+ / A-

FC Porto. Rui Moreira legitima candidatura de Villas-Boas e admite Vítor Baía na corrida

21 jul, 2022 - 09:58 • Susana Madureira Martins (Renascença), Margarida Gomes (Público)

O presidente da Câmara Municipal do Porto garante que uma eventual candidatura sua "é tema tabu" e que não se posiciona até que Pinto da Costa deixe a presidência. "Não há chamamento" dos adeptos, reconhece.

A+ / A-
Foto: Estela Silva/Lusa
Foto: Estela Silva/Lusa
Foto: Paulo Aragão/RR
Foto: Paulo Aragão/RR
Foto: Marília Freitas/RR
Foto: Marília Freitas/RR
Foto: Rui Farinha/Lusa
Foto: Rui Farinha/Lusa

Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, garante que não se vai pronunciar sobre uma possível candidatura à presidência do FC Porto enquanto Pinto da Costa estiver aos comandos do clube.

Na entrevista ao programa Hora da Verdade, da Renascença e do jornal Público, o autarca do Porto e membro do Conselho Superior do clube compreende as intenções de candidatura de André Villas-Boas e assume que Vítor Baía, atual vice-presidente, estará na corrida.

"Acho perfeitamente legítimo que alguém como André Villas-Boas, que foi treinador, é um homem do Porto e que os sócios conhecem, diga que é o momento de virar de página e se queira posicionar. Compreendo, tem a legitimidade dele, tal como Vítor Baía, que também me dizem que quer. Há completa legitimidade. Neste momento, não coloco essa situação", diz.

No entanto, Rui Moreira é claro em relação ao seu sentido de voto caso Villas-Boas vá a eleições contra Pinto da Costa.

"Se amanhã houver eleição entre Pinto da Costa e Villas-Boas, votarei em Pinto da Costa. Tenho imenso apreço e amizade pelo André Villas-Boas, mas enquanto que o presidente estiver capaz de governar o Porto, e ele saberá melhor do que ninguém porque gosta muito do clube, não vejo que me deva pronunciar sobre a matéria [da sua candidatura]", atira.

O autarca refere mesmo que uma possível candidatura é "um tabu e peço que o respeitem".

E se os adeptos quiserem muito uma candidatura de Rui Moreira? É sempre incerto saber o que os adeptos querem e o autarca assume que, pelo menos para já, "não há esse chamamento".

"Nunca sabemos o que os adeptos querem. Há uma mística especial no futebol. Os adeptos votaram assim [contra Pinto da Costa numa sondagem feita num jornal], porque não gostam que o Porto tenha vendido dois bons jogadores. Amanhã ganha ao Benfica, os adeptos vão a cantar pelo Pinto da Costa e a sondagem seria diferente. Futebol é um religião em que os milagres ocorrem conforme a bola bate na barra ou entra na baliza. Não há chamamento", termina.

Rui Moreira é presidente da Câmara Municipal do Porto até 2025, já as próximas eleições do FC Porto acontecem em 2024.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • EU
    21 jul, 2022 PORTUGAL 15:55
    " GARANTE que não se vai pronunciar ". Ora bem, quando eu digo, NÃO QUERO SABER ", não posso falar ou ouvir seja o que for. Neste caso, este Senhor se não quer pronunciar-se sobre os POSSÍVEIS candidatos à sucessão ou NÃO do Presidente do FCPORTO, pura e simplesmente não DIZ nada. Dizer nada é não MENCIONAR seja o que for. E porquê? Ele como elemento do Conselho Superior do Clube e Autarca do PORTO, devia SABER os lugares que ocupa. Ao mencionar os nomes DIVULGADOS, está a QUERER DIZER que um deles será o vencedor no caso do actual Presidente não TERMINAR o mandato. Ou seja, se Ele apoia e APOIARÁ o a tual Presidente, está a DIZER que TODOS os seus apoiantes, APOIARAO quem o acompanha no DIA a DIA. Pois é Senhor Dr. RUI Moreira, o Senhor é um bom Homem, é um bom Autarca, mas é mau CONSELHEIRO, pois dentro desse Clube há muito ANÓNIMO que daria BOM PRESIDENTE do FCPORTO. Sabe porquê, Senhor Dr. RUI Moreira? Depois do que aconteceu nos festejos na alameda do dragao, depois da suspensão do Dragao por dois jogos, depois da suspensão do " CHEFE " dos super dragões, depois das confusões com este Indivíduo sobre o AVB, o Senhor fazia bem não se pronunciar sobre eleições, mas sim sobre a maneira de DISCIPLINAR a CLAQUE super dragões. Falar na COPA sem tratar da raiz, leva a que a ÁRVORE apodreça. Não me leve a mal, mas aceite o REPARO de quem não aceita este tipo de RACIOCÍNIO, pois como costumo dizer " eu sei como levar a água ao meu moinho ". Quando falo em MOINHO, falo em TUDO.

Destaques V+