Veja também:


José Manuel Bolieiro diz que a coligação PSD/CDS/PPM venceu as eleições regionais nos Açores sem margem para dúvidas e que governará "com uma maioria relativa". O atual presidente do governo regional garante que fará "tudo para garantir a estabilidade governativa numa legislatura de quatro anos".

A coligação liderada por Bolieiro ficou em primeiro lugar, com 26 deputados, a três da maioria absoluta, mas o líder do PSD Açores avisa que não vai ceder a chantagens e pede "responsabilidade democrática" à oposição.

"Conseguimos uma vitória de forma inequívoca em seis ilhas. Isto é significado e não deixa margem para dúvidas quanto ao apoio que a minha governação aqui justificou", enfatizou o líder do PSD Açores, no discurso de vitória, ao lado de Luís Montenegro.

José Manuel Bolieiro acusa o PS de ter liderado uma "coligação negativa" nos Açores e está na hora de os socialistas reconhecerem que o povo quer a coligação de direita no poder.

Questionado pela Renascença na sede de campanha, se o PS não viabilizar um governo de minoria do PSD admite um entendimento com o Chega, como em 2020, Bolieiro disse que “cada um assumirá a sua responsabilidade”.

"Preferia uma maioria estável de governação e uma maioria parlamentar absoluta. Sempre disse que o soberano é o povo e eu cumpriria a soberania do povo. Continuo a achar que o povo através da personalização desta candidatura, entre mim e Vasco Cordeiro [PS], foi inequívoca a vontade do povo para que eu continuasse a ser presidente do governo", sublinhou o atual presidente do governo regional.

Relativamente à necessidade de entendimentos para garantir um governo estável nos Açores, José Manuel Bolieiro enviou uma mensagem ao PS, que ficou em segundo lugar nas eleições deste domingo.

"Eu tenho uma responsabilidade de liderar o governo desta coligação. O povo castigou o líder de uma coligação negativa. A primeira mensagem é para o PS e para o seu líder regional", atirou.

Sobre como aprovará orçamentos sem maioria absoluta, José Manuel Bolieiro respondeu com novo recado à oposição: "Como sempre na democracia europeia ocidental. Não se pode colocar as maiorias relativas em crise com coligações negativas na oposição e se o fizerem cada um assume a sua responsabilidade. Foi assim que aconteceu com o Orçamento", recordou.

O líder do Chega, André Ventura, já propôs ao PSD negociações para um acordo de governos nos Açores. No seu discurso de vitória, José Manuel Bolieiro não respondeu a este repto.

Coligação PSD/CDS/PPM a três deputados da maioria absoluta

A coligação liderada pelo PSD venceu as eleições deste domingo, com 42,08% e 26 deputados, mas fica a três mandatos da maioria absoluta.

O PS ficou em segundo lugar, com 35,91% e 23 deputados, segundo os resultados finais da Secretária-Geral do Ministério da Administração Interna.

O Chega é a terceira força política nos Açores, com 9,19% e cinco mandatos.

Bloco de Esquerda, Iniciativa Liberal e PAN conseguem eleger um deputado.

As eleições regionais nos Açores contaram com uma afluência de 50,33%.