Diário de Guerra

Dia 21 da guerra. Quinze passos para a paz, um teatro atacado e o sonho de Zelensky

16 mar, 2022 - 20:23 • André Rodrigues

Pode a paz estar mais perto? Rússia e Ucrânia já têm um plano com 15 passos para um cessar-fogo, mas o caminho não se adivinha fácil. Kiev não cede na neutralidade, Moscovo diz que, sem isso, não há acordo. Enquanto isso, perante o Congresso dos EUA, Zelensky citou "o sonho" de Luther King para invocar a necessidade de proteger os céus da Ucrânia dos ataques russos, no dia em que um teatro que servia de abrigo a centenas de pessoas foi bombardeado em Mariupol.

A+ / A-

Veja também:


Aos 21 dias de guerra, ter-se-á aberto uma janela para a paz. Apesar de a Rússia dizer que é cedo para falar de um acordo com a Ucrânia, a verdade é que, esta quarta-feira, ambas as partes conseguiram alcançar um primeiro esboço cessar as hostilidades.

De acordo com o jornal “Financial Times”, trata-se de um plano em 15 pontos que Moscovo admite aceitar, se a Ucrânia declarar a sua neutralidade, o que inclui desistir de uma futura adesão à NATO e recusar armamento e bases militares de países da Aliança Atlântica.

Nessas condições, Putin até aceita um encontro com o homólogo Zelensky, mas apenas e só se for para alcançar um acordo.

Até que esse dia chegue, a retórica da acusação persiste e o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergey Lavrov, acusou as autoridades de Kiev de pedirem negociações, apesar de não estarem dispostas a fazer cedências que possam levar a um acordo entre as partes.

Em causa está a posição manifestada por um dos negociadores ucranianos, Mykhailo Podoliak, que, apesar de reconhecer que o país não vai aderir à Aliança Atlântica, rejeitou a adoção, por Kiev, de um modelo de neutralidade como o austríaco ou o sueco.

“A Ucrânia está agora em guerra direta com a Rússia. Portanto, o modelo só pode ser ucraniano”, declarou Podoliak.

Do campo diplomático para o terreno da guerra, o dia ficou marcado pelo bombardeamento russo a um teatro da cidade costeira de Mariupol, que funcionava como abrigo para centenas de pessoas.

Numa publicação nas redes sociais, a câmara de Mariupol exibiu imagens mostrando danos muito significativos na estrutura, mas o ministro da Defesa russo negou responsabilidades no bombardeamento daquele edifício.

Do outro lado do Atlântico, Joe Biden resume numa curta frase o sentimento que se multiplica em várias publicações de condenação à invasão da Ucrânia, mas que nunca foi afirmada de viva voz.

Para o Presidente dos EUA, Putin é um "criminoso de guerra", depois de, há um ano, ter sido rotulado de assassino.

O Tribunal Internacional de Justiça (TIJ) viabilizou esta quarta-feira medidas preventivas contra o que classifica de abusos da Rússia durante a guerra na Ucrânia. A decisão foi tomada no Palácio da Paz, em Haia, por 13 votos a favor e dois contra.

Presidente ucraniano fala em exigências da Rússia “mais realistas”
Presidente ucraniano fala em exigências da Rússia “mais realistas”

O "sonho" de Zelensky é uma zona de exclusão aérea

Este dia ficou, também, marcado pelo discurso de Volodymyr Zelensky perante o Congresso dos EUA, através de videoconferência, em que renovou o apelo à criação de uma zona de exclusão aérea sobre a Ucrânia para proteger o país dos ataques russos.

De "I have a dream" (Eu tenho um sonho!) para "I have a need" (Eu tenho uma necessidade), o Presidente ucraniano exclamou o pedido renovado: "Eu tenho uma necessidade, a necessidade de proteger o nosso céu. Preciso da vossa decisão, da vossa ajuda".

“É pedir demais, criar uma zona de exclusão aérea sobre a Ucrânia, salvar pessoas? É pedir demais, uma zona de exclusão aérea humanitária?", acrescentou o presidente ucraniano, antes de projetar um vídeo mostrando a destruição provocada por praticamente três semanas de guerra.

"Lembram-se de Pearl Harbor?", recordou Zelensky. "O nosso país enfrenta a mesma coisa todos os dias".

"Temos que parar esta tragédia", apela Zelensky ao Congresso dos EUA
"Temos que parar esta tragédia", apela Zelensky ao Congresso dos EUA

Crianças em "situação desesperada"

A partir de Lviv, na Ucrânia ocidental, o porta-voz da UNICEF, Joe English, revela à Renascença que, a cada segundo que passa há uma criança ucraniana que se transforma em refugiada, mais de um milhão e 500 mil crianças já atravessaram as fronteiras da Ucrânia - com as suas mães - para sobreviverem à invasão ordenada por Vladimir Putin.

Ataque a maternidade faz 17 feridos, incluíndo grávidas em trabalho de parto
Ataque a maternidade faz 17 feridos, incluíndo grávidas em trabalho de parto

Considerando que a UNICEF estima que haja 7,5 milhões de crianças na Ucrânia, isso significa que haverá, nesta altura, seis milhões de crianças numa situação desesperante.

Entre apelos à paz, a Igreja avança na frente diplomática. O Papa Francisco e o patriarca ortodoxo de Moscovo, Cirilo, conversaram sobre a guerra na Ucrânia e a situação humanitária na região, num encontro online.

"A conversa centrou-se na guerra na Ucrânia e no papel dos cristãos e seus pastores em fazer todo o possível para que a paz prevalecesse. O Papa Francisco agradeceu ao Patriarca por este encontro, motivado pelo desejo de indicar, como pastores de seu povo, um caminho para a paz, para rezar pelo dom da paz, para que o fogo cesse", adiantou, em nota enviada à imprensa, Matteo Bruni, diretor da sala de imprensa da Santa Sé.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+