Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Revelado esboço de plano de paz entre Ucrânia e Rússia

16 mar, 2022 - 15:29 • Carla Fino, com redação

Documentado avançado pela imprensa internacional tem 15 pontos, incluindo a neutralidade da Ucrânia.

A+ / A-

Veja também:


A Ucrânia e a Rússia fizeram progressos significativos na elaboração de um plano de paz em 15 pontos, avança o jornal "Financial Times" que cita fontes próximas das negociações.

Entre os pontos em discussão está o cessar-fogo e a retirada das tropas russas da Ucrânia, se Kiev declarar a neutralidade e aceitar limites para as suas forças armadas.

O acordo proposto adianta também que cairiam as ambições ucranianas de aderir à NATO.

As autoridades devem garantir que não haverá bases militares estrangeiras ou armamento de aliados como os Estados Unidos, Turquia ou Reino Unido, em troca de proteção.

A Rússia está disponível para discutir o estatuto de neutralidade da Ucrânia para acabar com a guerra, declarou esta quarta-feira o Presidente russo, Vladimir Putin.

O chefe de Estado russo diz que a invasão está a correr “de acordo com o planeado” e deixa duras críticas ao Ocidente e às sanções.

"O Ocidente nem se preocupa em esconder o facto de que seu objetivo é prejudicar toda a economia russa, cada russo”, afirmou Putin.

As declarações do Presidente russo acontecem depois do seu ministro dos Negócios Estrangeiros, Sergei Lavrov, ter dito que o estatuto neutral da Ucrânia tem sido “seriamente discutido” e que as redacções específicas estavam "próximas do acordo".

Vladimir Putin argumenta que a invasão da Ucrânia pelas tropas russas aconteceu porque a solução diplomática para resolver o problema de segurança da Rússia estava esgotada.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    16 mar, 2022 RaM 16:02
    Ou seja, querem um país fofinho. Mas, também querem as regiões de Donbass e Crimeia...a Ucrânia tem um grande problema, estar onde está e com o vizinho que tem ao lado.
  • Cidadao
    16 mar, 2022 Lisboa 15:48
    A Rússia de Putin não é confiável e vários dos pontos aqui falados - neutralidade com uma não adesão à NATO, nada de compras de material militar ao Ocidente em troca duma "proteção"(!!!!), limitação da dimensão das Forças Armadas Ucranianas - poem a Ucrânia à mercê de nova investida Russa. Só estão a negociar, porque não conseguiram o que queriam - apanhar a Ucrânia em 3 dias - e vêm que as F.A. da Ucrânia não desistem nem se rendem e com o material de guerra que o Ocidente lhes forneceu, estão a fazer muitos estragos no exército invasor Russo. A liberdade não se negoceia, a Rússia não é confiável, e a Ucrânia não deve deixar que os separem do Ocidente.

Destaques V+