Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Líder da Assembleia Constituinte da Venezuela diz ao mundo que a revolução popular está viva

04 ago, 2017 - 18:30

Delcy Rodriguez foi eleita presidente na tomada de posse que decorreu esta sexta-feira, em Caracas.

A+ / A-

A antiga ministra dos Negócios Estrangeiros Delcy Rodriguez foi eleita presidente da nova Assembleia Constituinte da Venezuela.

A tomada de posse da assembleia que vai alertar a Constituição do país decorreu esta sexta-feira, em Caracas.

Os 545 constituintes juraram “em nome do povo defender a pátria da agressão imperialista, contra a agressão da direita fascista, defender com valor, honra e valentia a Venezuela”.

Depois do juramente e de terem sido investidos, os eleitos aplaudiram e gritaram: “Vitória popular”.

No seu discurso, Delcy Rodriguez recordou o antigo Presidente Hugo Chavez, que morreu em 2013, e que também lançou um processo de revisão constitucional.

A presidente da nova assembleia criticou a direita radical venezuelana, que acusa de estar por detrás dos protestos dos últimos meses.

"Esta Constituinte nasceu de um conflito histórico com um grupo neoliberal que tenta derrubar o Governo legítimo de Nicolás Maduro e derrotar o processo revolucionário", acusou.

Delcy Rodriguez avisou a comunidade internacional que "os venezuelanos vão resolver os seus conflitos entre venezuelanos, sem qualquer interferência estrangeira ou mandato imperialista".

A primeira intervenção ficou a cargo de Fernando Soto Rojas, o constituinte mais velho, que deixou duras críticas à oposição: “Eles têm medo da verdade, o julgamento da história e o veredicto do povo”.

A Assembleia Constituinte é o resultado da consulta popular realizada no passado domingo. O referendo foi boicotado pela oposição, que vê a decisão como uma tentativa de Maduro para atacar os poderes do Parlamento.

A Procuradoria-Geral da Venezuela anunciou que solicitou a anulação da instalação da Assembleia Constituinte, cuja legitimidade é contestada.

O Papa Francisco está contra a Assembleia Constituinte e pede que o Governo acabe com o processo de alteração da Constituição, para que a paz e a normalidade possam voltar ao país. A Santa Sé emitiu esta sexta-feira um comunicado em que pede ao Governo o respeito pela Constituição vigente e o regresso à normalidade constitucional.

A União Europeia também tomou posição contra a nova assembleia.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Juan Carlos Laranjo
    05 ago, 2017 Caracas 03:18
    Miguel Botelho creo que sabes tanto como eu deve te chegar a a Caixa de clap quanto te pagam por escrever aquí no site da renascenca desculpem nao tenho o teclado para portugués em verdade voce é de Lisboa o esta em Caracas eu vivo aquí ando na rua vejo as coisas na Capital aquí ha dois mundos este e oeste eu vivo a oeste sei vejo nao sou cego nao tenho ideología política fico sempre sorprendido com voce (desculpem algumas palavras mal escritas o teclado esta para castellano ) eu quero tranquilidade para a minha familia e a minha pessoa sou apolítico eu vejo videos de lado y lado voce tem um cerebro enorme como cordina as coisas fico pasmado em serio voce tem que receber alguma coisa
  • António Costa
    05 ago, 2017 Porto 01:15
    “Casa onde não há pão todos ralham e ninguém tem razão”, o máximo que podem ambicionar é um líder disfuncional como em qualquer outro estado (o povo não tem saída possível) mas com o líder que ocupa o poder no momento acarreta menos custos para o povo, o país está de tal maneira destruturado, dividido (desde as últimas eleições 49 % 50%) e sem moeda credível que seria preferível não abanar muito. Não se pode consentir nem deixar é que os americanos armem os opositores fora isso que poderemos nós dizer ou fazer?
  • Santos
    04 ago, 2017 Lisboa 22:51
    Agora, também o Papa se mete na política interna dos estados. Isto está tudo avesso, ainda vai acabar mal...
  • Miguel Botelho
    04 ago, 2017 Lisboa 19:31
    Apesar da campanha de desinformação lançada pelas grandes corporações que mandam nos grupos que controlam a imprensa e as televisões (incluindo a nossa), a Constituinte foi votada e a revolução bolivariana ganhou uma lufada de ar fresco. Contra as opiniões ignorantes do processo revolucionário que se vive na Venezuela, a Venezuela vai agora viver um novo ciclo, até às próximas eleições regionais de Dezembro, onde um dos partidos da oposição já decidiu concorrer (o de Henry Ramos Allup). Quanto à Renascença, o melhor é mesmo seguir os passos do ganancioso Neymar ou do mercenário mal comportado, Ronaldo. As notícias mais fidedignas dentro desta estação de (des)informação vivem em torno do futebol.

Destaques V+