A+ / A-

Venezuela. PSD exige que Governo "tudo faça" para acolher emigrantes

03 ago, 2017 - 16:50

Hugo Soares elogia decisão de não reconhecer a eleição da Assembleia Constituinte na Venezuela.

A+ / A-

O PSD concorda com a posição adoptada pelo Governo em relação à Venezuela de, em sintonia coma União Europeia, não reconhecer a recém-eleita Assembleia Constituinte e exige que o executivo "tudo faça" para acolher emigrantes portugueses que queiram deixar o país de Nicolás Maduro.

“Estamos em crer que a posição do Governo português é uma posição correcta, de não reconhecer a eleição da Assembleia Constituinte na Venezuela”, disse esta quinta-feira o líder parlamentar social-democrata, Hugo Soares.

“Sobre isso queríamos também dizer que é necessário que o Governo tudo faça para que estejamos em condições de acolher os portugueses e os luso-descendentes que queiram regressar ao nosso país”, sublinhou o presidente da bancada do PSD.

A posição social-democrata contrasta com as críticas dirigidas pelo PCP e pelo CDS em relação à crise na Venezuela.

O PCP criticou esta quinta-feira o Governo português por não reconhecer a Assembleia Nacional Constituinte da Venezuela por ser "contrária aos interesses da comunidade portuguesa" e à necessidade de "estabilidade política" no país.

Também o CDS critica o Governo, mas pela razão contrária. Segundo Telmo Correia, Portugal tem sido demasiado brando na censura ao regime venezuelano.

“Estas eleições para a constituinte não são só um passo negativo, como disse o senhor ministro, muito mais grave que isso, são um passo em frente no sentido de uma ditadura que se está a consolidar”, disse, numa declaração aos jornalistas.

Em declarações à Renascença, o ex-ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, diz que, se estivesse hoje no governo, adoptaria em relação à Venezuela uma estratégia semelhante à do actual Executivo.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Oh! pá!
    04 ago, 2017 lis 12:55
    Exige é que os teus parceiros não se riam nas costas e ao lado, enquanto debitas!...é o completo regabofe!
  • Fausto
    03 ago, 2017 Lisboa 20:57
    Que grande lata...se a direita fosse governo...a única forma que teriam para acolher os emigrantes da Venezuela...seria convidá-los a usar Portugal como ponto de passagem para outras paragens...
  • barsanulfo
    03 ago, 2017 alcains 20:26
    O garotão inútil, deslumbrado e descarado, sem passado, parido, engordado, radicalizado na madrassa JSD, diz que o seu (ex)PSD exige! Seria para rir se o assunto não fosse sobre a tragédia dos portugueses que sofrem com a ditadura militar do ex-motorista de Chaves, Maduro.Este tipo, sim tipo, para dizer o mínimo, que caucionou, legitimou as politicas do muito querido e amado líder Dr. Zandinga Passos Diabo Coelho, que conduziram á fuga do país, de 500 mil portugueses entre 2011 e 2015, vem -exigir- !!!! que corja sem vergonha!
  • Lá vem este,
    03 ago, 2017 port 19:52
    Rapazola debitar contradições e ver se apanha o comboio! Já nem vale a pena levar a serio qualquer discurso que venha deste PSD! Não foram eles que mandaram emigrar?...Quem não se lembra?
  • 03 ago, 2017 18:46
    Mas então não era para toda a malta emigrar?
  • zé tolas
    03 ago, 2017 atouguia da baleia 18:23
    podem vir. há muito mato para desbravar.
  • jakim
    03 ago, 2017 evora 17:59
    Nós não deixamos os Portugueses á deriva , agora o Sr e o seu partido é que os mandaram emigrar está esquecido, em último caso trocamos os Portugueses da Venezuela e damos o Sr em contrapartida

Destaques V+