Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Arcebispo de Kiev pede encerramento do espaço aéreo da Ucrânia

07 mar, 2022 - 18:48 • Ana Lisboa

Numa mensagem divulgada por ocasião do 12º dia de guerra, Sviatoslav Shevchuk agradece a todos aqueles que apoiam o povo ucraniano, o país e o exército.

A+ / A-

Veja também:


O arcebispo greco-católico de Kiev apela à comunidade internacional o encerramento do espaço aéreo sobre a Ucrânia, “porque são precisamente os mísseis de cruzeiro russos que matam a maioria dos civis nas nossas terras”.

Sviatoslav Shevchuk denuncia que “os corredores de socorro e a possibilidade de evacuar a população das cidades sitiadas e bombardeadas não se estão a concretizar”.

Na sua mensagem, o arcebispo agradece em primeiro lugar ao Papa Francisco “pelo facto de ontem, durante o Angelus, voltar a condenar a guerra contra a Ucrânia de maneira contundente e sem deixar espaço para nenhum tipo de ambiguidade. O Papa disse clara e precisamente que esta não é uma operação militar, é uma guerra. Em primeiro lugar, é uma guerra contra civis, contra a população civil”.

Agradece também “a todos aqueles que apoiam o nosso povo, o nosso país, o nosso exército”.

A carta é ainda aproveitada para agradecer também especialmente aos episcopados católicos da Ásia, especialmente aos de Hong Kong.

“Quero agradecer aos católicos da Índia, em particular às Igrejas Católicas Orientais, à Igreja Siro Malabar, à Igreja Siro Malankara. Os meus sinceros agradecimentos às Igrejas Católicas Orientais da Europa: Roménia, Bulgária, Hungria, Eslováquia”, pode ler-se.

Mas os agradecimentos não se ficam por aqui. Fica igualmente uma palavra de agradecimento à Polónia, nomeadamente, ao povo, ao episcopado e ao estado, “porque são eles que já acolheram mais de um milhão de refugiados (...) e estão a tentar fazer todo o possível para dar a essas pessoas a ajuda necessária”.

Por último, agradece à Cáritas da Ucrânia “que faz todo o possível para levar os bens necessários aos lugares onde hoje é mais difícil”.

Shevchuk mostra-se preocupado em especial com a arquidiocese de Kiev. Diz que “batalhas brutais estão a ser travadas nos subúrbios de Kiev, em particular três cidades que se tornaram num grande e aterrorizante campo de batalha”, como é o caso de “Irpin, Hostomel e Bucha”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+