Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Na quinta-feira estarei a falar de direitos humanos no Qatar”, diz Marcelo

22 nov, 2022 - 15:38 • Teresa Paula Costa , com redação

O Presidente da República defende a importância da viagem ao Qatar, também porque a seleção portuguesa de futebol representa o “interesse nacional” no mundo.

A+ / A-

Veja também:


O Presidente da República defende que a melhor maneira de falar de direitos humanos é ir aos países onde esses direitos não existem e influenciá-los.

Em Leiria, à margem de uma aula-debate com alunos de uma escola, Marcelo Rebelo de Sousa reagiu à autorização do Parlamento para se deslocar ao Qatar, para apoiar a seleção no Mundial de Futebol.

O chefe de Estado considera que a deslocação ao Qatar enquadra-se nesta orientação de promoção dos direitos humanos.

“Nós mantemos relações diplomáticas com a maioria dos estados do mundo, esmagadora não é democrática. É a única maneira de democracias poderem falar com não democracias sobre os problemas do mundo. É completamente diferente ir lá dizer o que se pensa sobre a situação política lá”, disse Marcelo Rebelo de Sousa

No âmbito da deslocação, marcada para quinta e sexta-feira, o Presidente da República diz que vai aproveitar para falar de direitos humanos, uma questão que tem ensombrado o Mundial de Futebol.

“Eu intervenho num debate sobre educação e um dos pontos fundamentais da educação são os direitos humanos. Depois de amanhã, estarei a falar de direitos humanos no Qatar”, salientou.

O chefe de Estado defende a importância da viagem ao Qatar, também porque a seleção portuguesa de futebol representa o “interesse nacional” no mundo.

“A seleção portuguesa de futebol é uma forma de projeção do interesse nacional tão forte, tão forte, e portanto a presença da seleção é uma forma de presença de Portugal e dos interesses portugueses e entra dentro da lógica que tem sido seguida na política externa portuguesa”, sublinhou.

A Assembleia da República aprovou esta terça-feira a deslocação do Presidente da República ao Qatar, para assistir ao primeiro jogo da seleção nacional no Mundial. Em plenário, PS, PSD e PCP votaram a favor da deslocação.

Questionado sobre os votos contra, Marcelo Rebelo de Sousa relativizou a questão: “É uma autorização que terá o sentido que eu quiser atribuir. Os votos contra foram no conteúdo, não foram formais. Significa que houve uma ponderação política”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joaquim Correto
    22 nov, 2022 Paços 16:59
    Se vai para lá fazer política, o governo do Catar devia proibi-lo de entrar!

Destaques V+