Tempo
|
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022

Qatar 2022

O perfil dos 26 convocados da seleção nacional para o Mundial

10 nov, 2022 - 17:30 • Eduardo Soares da Silva , Inês Braga Sampaio

A experiência em fases finais, o número de internacionalizações e o rendimento atual nos respetivos clubes. A Renascença apresenta-lhe todos os jogadores que vão representar a seleção nacional portuguesa no Qatar.

A+ / A-

Já são conhecidos os 26 jogadores que vão representar Portugal no Mundial 2022, no Qatar. A Renascença reuniu o perfil de todos os jogadores convocados por Fernando Santos.

Entre os nomes mais esperados, como Cristiano Ronaldo, Bernardo Silva, ou Bruno Fernandes, houve lugar para uma surpresa: a chamada de António Silva, central de 19 anos do Benfica.

Outra grande dúvida era a presença de Pepe na convocatória. O central de 39 anos está na fase final da recuperação de uma entorse no joelho e não joga desde o início de outubro. Fernando Santos não abdica da experiência do defesa do Porto, que vai para a oitava presença em fases finais.

10 dos 26 jogadores estreiam-se em fases finais: Diogo Costa, José Sá, João Cancelo, António Silva, Matheus Nunes, Vitinha, Otávio, Ricardo Horta, Rafael Leão e Gonçalo Ramos.

José Sá, António Silva e Gonçalo Ramos espreitam a primeira internacionalização.

De foram ficam jogadores como Anthony Lopes, Rui Silva, Nélson Semedo, José Fonte, Tiago Djaló, Florentino Luís, João Moutinho, Renato Sanches e Pedro Gonçalves. Por lesão, Diogo Jota e e Pedro Neto eram ausências confirmadas, tal como Rafa Silva, que se retirou da seleção nacional.

O Mundial 2022 arranca no dia 20 de novembro. A estreia de Portugal está marcada para o dia 24, quinta-feira, às 16h00, frente ao Gana. A seleção nacional também partilha o grupo H com Uruguai (que defronta a 28 de novembro, às 19h00) e Coreia do Sul (2 de dezembro, 15h00).

O melhor resultado de sempre de Portugal em Mundiais foi o terceiro lugar de 1966, em Inglaterra. Falhou o apuramento para as quatro edições seguintes e, no regresso, em 1986, no México, não passou da fase de grupos.

Após mais três edições sem se qualificar, a seleção nacional iniciou uma série de presenças em cinco Mundiais consecutivos, que ainda dura. Ficou pela fase de grupos em 2002 e 2014, chegou aos oitavos de final em 2010 e 2018, e atingiu o quarto lugar em 2006, na Alemanha.

A Renascença acompanhará todos os jogos de Portugal no Campeonato do Mundo do Qatar, com relato em direto na antena e acompanhamento ao minuto online. Ambos disponíveis em rr.sapo.pt.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Domingos Gomes Olive
    13 nov, 2022 Santa Maria da Feira 17:28
    É claro que Fernando Santos é um sortudo por ter tanta matéria prima à sua disposição.Nunca houve tanta qualidade, como agora e o futuro será ainda mais enriquecedor...Contudo maior problema reside no facto de não haver quem a aproveite formando um colectivo com a soma dos valores individuais. E será um tremendo desperdicio, perder-se a oportunidade...

Destaques V+