Tempo
|
A+ / A-

Potências ocidentais prometem "aumentar os custos" da guerra para a Rússia

07 mar, 2022 - 20:06 • Ricardo Vieira, com agências

Estados Unidos, França, Alemanha e Reino Unido também reafirmaram o seu empenho em "garantir assistência humanitária, económica e em matéria de segurança à Ucrânia".

A+ / A-

Veja também:


O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e os líderes da França, Alemanha e Reino Unido reforçam a determinação em continuar a agravar os custos para a Rússia pela invasão “não provocada e injustificada” da Ucrânia, diz a Casa Branca.

Joe Biden, o Presidente francês Emmanuel Macron, o chanceler alemão Olaf Scholz e o primeiro-ministro britânico Boris Johnson conversaram esta segunda-feira através de videochamada.

Os quatro líderes "afirmaram sua determinação em continuar a aumentar os custos para a Rússia pela invasão não provocada e injustificada da Ucrânia", refere a Casa Branca, em comunicado.

Biden, Macron, Scholz e Johnson também reafirmaram o seu empenho em garantir assistência humanitária, económica e em matéria de segurança à Ucrânia".

Na terceira ronda de negociações entre Rússia e Ucrânia, realizada esta segunda-feira, não foram registados progressos significativos no que respeita ao fim da guerra, que vai no 12.º dia e já provocou 1,7 milhões de refugiados.

Renascença na Ucrânia. Milhares de pessoas aguardam em Lviv por uma viagem para longe da guerra
Renascença na Ucrânia. Milhares de pessoas aguardam em Lviv por uma viagem para longe da guerra

O negociador ucraniano Mykhailo Podolyak disse que as conversações, que decorreram na Bielorrússia, não "melhoraram a situação", no que diz respeito ao conflito armado iniciado a 24 de fevereiro com a invasão da Ucrânia ordenada pelo Presidente russo, Vladimir Putin.

Haverá uma quarta ronda de negociações com a Rússia, disse Mykhailo Podolyak.

A Ucrânia acusou hoje a Rússia de voltar a "sabotar" a abertura de corredores humanitários para a evacuação das regiões de Kiev, Kharkiv, Donetsk e Kherson, continuando os bombardeamentos.

"Violando os acordos alcançados anteriormente, em 7 de março, a Federação Russa mais uma vez sabotou a abertura de corredores humanitários para a evacuação da população civil nas cidades sitiadas de Kiev (norte), Kharkiv (leste), Donetsk (leste) e Kherson (sul)", disse o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, em comunicado.

Mais de 1,7 milhões de pessoas já fugiram da Ucrânia desde o início da invasão russa, em 24 de fevereiro, de acordo com o balanço divulgado esta segunda-feira pelas Nações Unidas.

Mais de mil civis já foram mortos desde que a Rússia invadiu a Ucrânia. Segundo o relatório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (OHCHR), que abrange o período das 4h de 24 de fevereiro à meia-noite de 4 de março, das “1.058 vítimas civis na Ucrânia, 351 foram mortas, incluindo 10 crianças”.

O Papa Francisco enviou dois cardeais para tentar mediar o conflito. O cardeal Konrad Krajewski, responsável pelas obras de caridade do Papa, chega esta segunda-feira à fronteira da Polónia com a Ucrânia, e o cardeal Michael Czerny, do Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral, é aguardado amanhã na Hungria.

Entretanto, Portugal recebeu desde o início da invasão russa da Ucrânia 2.674 pedidos de proteção temporária, segundo uma atualização feita hoje pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

Irpin. Pais com crianças ao colo fogem de mísseis russos. Há relatos de mortos, incluíndo crianças
Irpin. Pais com crianças ao colo fogem de mísseis russos. Há relatos de mortos, incluíndo crianças
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    07 mar, 2022 Lisboa 22:04
    E como é que vão "agravar" isso? A Alemanha e a Hungria já estão a roer a corda dum eventual boicote à compra de gás e Petróleo russo. estou curioso de saber que "agravo" é esse...

Destaques V+