Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Polónia recebeu recorde de 106 mil refugiados em 24 horas

05 mar, 2022 - 10:07 • Redação

Polónia é o principal país de acolhimento de refugiados ucranianos resultantes da invasão da Rússia, segundo a EFE.

A+ / A-

Veja também:


A Polónia recebeu 106 mil refugiados da Ucrânia nas últimas 24 horas, de acordo com estimativas das autoridades polacas.

Trata-se do número mais elevado de refugiados a entrar no país desde o início da guerra entre a Ucrânia e a Rússia.

Até sexta-feira, a Polónia tinha recebido cerca de 650 mil refugiados. É o principal país de acolhimento de deslocados, segundo a EFE.

De acordo com projeções da ONU, mais de dez milhões de pessoas podem fugir da Ucrânia em resultado da invasão russa, das quais quatro milhões procurarão refúgio nos países vizinhos.

Este sábado, a Rússia anunciou um cessar-fogo temporário, a partir das 7h00, para a abertura de corredores humanitários que permitam a retirada de civis das cidades ucranianas de Mariupol e Volnovaja.

A Rússia lançou, na madrugada de 24 de fevereiro, uma ofensiva militar à Ucrânia e as autoridades de Kiev contabilizaram, até ao momento, mais de 2.000 civis mortos, incluindo crianças. De acordo com dados da ONU, os ataques já provocaram mais de 1,2 milhões de refugiados.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas para isolar ainda mais Moscovo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+