Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Empresas portuguesas têm mais de 18 mil ofertas de trabalho para refugiados ucranianos

10 mar, 2022 - 11:39 • Olímpia Mairos

Uma parte significativa das vagas, distribuídas por mais de 200 concelhos do país, destina-se ao setor social, construção civil, restauração e hotelaria e ainda a áreas de tecnologias de informação.

A+ / A-

Veja também:


As empresas portuguesas já registaram mais de 18 mil ofertas de trabalho para refugiados ucranianos na plataforma criada pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). A informação foi adiantada à Renascença pelo Ministério do Trabalho e da Segurança Social.

Uma parte significativa das vagas, distribuídas por mais de 200 concelhos do país, destina-se ao setor social, construção civil, restauração e hotelaria e ainda a áreas de tecnologias de informação.

O IEFP vai também “disponibilizar cursos de Português Língua de Acolhimento para que os cidadãos ucranianos que cheguem a Portugal”.

O Governo aprovou no dia 1 de março um conjunto de medidas de acolhimento dos refugiados ucranianos.

O plano do Governo para acolher os refugiados ucranianos terá várias componentes, nomeadamente ao nível da habitação, educação e trabalho.

A ministra da Segurança Social, Ana Mendes Godinho, explicou, na altura, que o objetivo do programa aprovado pelo Governo é que os refugiados, no momento em que chegarem a Portugal, tenham “acolhimento e integração”.

O plano passa por, a partir do momento em que chegam a Portugal, possam ter logo acesso ao número de Contribuinte, número de Segurança Social e ao número do Serviço Nacional de Saúde (SNS). “Isto permite-lhes uma completa integração do ponto de vista aos vários direitos e serviços em Portugal”, referiu Ana Mendes Godinho.

Portugal concedeu até quarta-feira mais de 4.000 pedidos de proteção temporária a pessoas vindas da Ucrânia em consequência da situação de guerra.

Segundo a última atualização, o SEF aceitou desde o início da invasão da Ucrânia pela Rússia, em 24 de fevereiro, até às 13h00 de hoje 4.039 pedidos de proteção temporária.

A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que causou pelo menos 516 mortos e mais de 900 feridos entre a população civil e provocou a fuga de mais de 2,1 milhões de pessoas para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+