Ínicio

Informação
Informação

Videos V+
Videos V+

Bola Branca
Bola Branca

Ouvir
Ouvir

As Três da Manhã

Extremamente Desagradável

T3

Destaques

Podcasts

Newsletters

Onde Estamos
Onde Estamos

Anunciar

Quem Somos
Quem Somos

Contactos

Transparência

Governo

Máscaras na rua serão recomendadas, mesmo se Parlamento levantar obrigatoriedade

20 ago, 2021 - 16:05 • Redação

A ministra Mariana Vieira da Silva sublinha que terá de ser a Assembleia da República a decidir se termina com obrigação de utilizar máscara em espaços públicos.


Mariana Vieira da Silva, ministra de Estado e da Presidência do Conselho de Ministros, explica que as máscaras poderão deixar de ser obrigatórias em espaço a partir de 12 de setembro, por decisão do Parlamento, mas sua utilização continuará a ser recomendada mediante o distanciamento possível.

"A proposta [máscaras deixarem de ser obrigatórias] resulta do trabalho técnico que foi feito nas reuniões do Infarmed e foi apresentado como estratégia de desconfinamento. Mas não é por deixar de ser obrigatório que não continuarão a existir situações, ao livre, em que a máscara deve ser usada para nossa proteção e dos outros. A lei não tem de estar em vigor, é uma recomendação que já existia, até antes da lei ser aprovada", disse, em conferência de imprensa.

A ministra da Saúde, Marta Temido, já tinha afirmado que as máscaras vão manter-se obrigatórias até 12 de setembro e que será o Parlamento a decidir o levantamento da proibição. Mariana Vieira da Silva sublinha as palavras e passa a decisão para a Assembleia da República.

"Essa decisão foi tomada em Assembleia da República e deve ser tomada novamente lá, é esse o espaço para discutir uma medida com tão forte impacto nas liberdades e garantias. A decisão da obrigatoriedade cabe a esse local, porque é no diálogo entre partidos que essa reflexão deve ser feita", explica.

Mariana Vieira da Silva assume a função de liderança do Governo durante o período de férias do primeiro-ministro, António Costa.

Portugal já atingiu os 70% de população com a vacinação completa contra a Covid-19, o que levou o Governo a antecipar as medidas de desconfinamento.