O presidente dos Estados Unidos disse, esta sexta-feira, que vai continuar a apoiar a Ucrânia com equipamento militar "para que possa defender o seu território e a sua integridade".

Reagindo ao discurso que Vladimir Putin proferiu na cerimónia que oficializou a anexação das regiões de Donetsk, Lugansk, Kherson e Zaporíjia, Joe Biden deixou a garantia de que o Ocidente não se deixará intimidar pelas ameaças endereçadas pelo líder do Kremlin.

"Ele não pode simplesmente tomar partes do território dos seus vizinhos como se nada fosse... é tão simples quanto isso. Por isso, vamos manter o nosso rumo: vamos continuar a disponibilizar apoio com equipamento militar para que a Ucrânia possa defender o seu território e a sua liberdade", assegurou o Presidente norte-americano.

"Senhor Putin, não faça confusão"

Sem responder diretamente ao pedido feito esta sexta por Volodymyr Zelensky, para que a Ucrânia seja aceite de imediato na NATO, Biden lembrou que "a América, juntamente com os seus aliados da NATO, está totalmente preparada para defender cada milímetro do território da aliança. Senhor Putin, não faça confusão com o que estou a dizer: cada milímetro", rematou o Presidente dos Estados Unidos.

Nord Stream sabotados? "Rússia difunde mentiras"

Noutro plano, Joe Biden reagiu, às acusações feitas por Vladimir Putin que atribuiu as explosões no gasoduto Nord Stream ao Ocidente. Para o Presidente norte-americano, trata-se de um "ato deliberado de sabotagem".

Admitindo que ainda "não se sabe" qual a origem da fuga de gás dos gasodutos submarinos, Joe Biden diz que está a colaborar com os aliados para um total esclarecimento, com o objetivo de "reforçar a proteção destas estruturas cruciais".

"Não vamos escutar o que Putin diz porque sabemos que não é verdade (...) a Rússia está a difundir mentiras", rematou.