Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

"Putin está a falhar na Ucrânia", diz secretário-geral da NATO

11 out, 2022 - 15:02 • Vasco Grandra , Beatriz Lopes

Jens Stoltenberg salienta que a guerra "não está a correr como planeado" à Rússia. As "anexações, a mobilização parcial e a temerária retórica nuclear" do presidente russo representam "a maior escalada" desde o início do conflito.

A+ / A-

O secretário-geral da NATO acredita que o Presidente russo, Vladimir Putin, "está a falhar na Ucrânia".

Em conferência de imprensa, na véspera do encontro dos ministros da Defesa dos membros da NATO, Jens Stoltenberg disse que os ataques russos e as "perigosas e irresponsáveis" contínuas ameaças nucleares de Putin são a prova de que "a guerra não está a correr como planeado".

"A sua tentativa de anexações, a mobilização parcial e a sua temerária retórica nuclear repressentam a maior escalada desde o início da guerra", reitera.

O secretário-geral da NATO realça que cabe ao ao presidente russo acabar com uma guerra que começou, pedindo também ao líder da Bielorrússia que fique de fora de um conflito "ilegal".

Stoltenberg garantiu ainda que a Aliança Atlântica vai continuar a apoiar a Ucrânia enquanto for preciso e deixa o aviso: qualquer ataque contra as infraestruturas aliadas desencadearão "uma resposta unida e determinada".

As declarações surgem um dia antes de uma reunião de dois dias dos ministros da Defesa dos Aliados, na quarta-feira e quinta-feira em Bruxelas, e numa altura em que o Kremlin ameaça o Ocidente com armas nucleares.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+