Interativo

Escolas, prisões e hospitais condicionados pelo Covid-19. Veja a lista completa

08 mar, 2020 - 18:48 • Joana Gonçalves , Joana Bourgard

São mais de 30 as unidades de saúde e dez os estabelecimentos prisionais na região Norte que suspenderam as visitas, como medida preventiva face ao surto de coronavírus. Há 30 casos confirmados em Portugal.

A+ / A-

Esta segunda-feira, várias escolas básicas e secundárias e algumas faculdades, de norte a sul do país, ficaram de portas fechadas. A decisão foi tomada depois de alunos que deram positivo no teste que deteta a presença do vírus Covid-19.

Uma professora de física e química, com turmas em duas escolas da Amadora, na Escola Básica Roque Gameiro e na Escola Secundária da Amadora, está internada desde a semana passada com Covid-19.

Foram registados este domingo nove casos de contágio pelo novo coronavírus em território nacional, o que faz subir para 30 o número de infetados no país. De acordo com informações apuradas pela Renascença, 18 casos estão a ser acompanhados no Hospital de S. João, no Porto, outros seis no Hospital de Santo António, na mesma cidade, e os restantes seis no Hospital Curry Cabral, em Lisboa.

Como medida preventiva, a ministra da Saúde, Marta Temido, anunciou a suspensão de visitas em pelo menos 32 hospitais e 10 estabelecimentos prisionais.

Descubra na tabela em baixo se algum hospital da sua área de residência apresenta restrições às visitas.

Para além desta medida imediata, na região Norte, a partir desta segunda-feira, dia 9 de março, não haverá visitas aos fins de semana em nenhum estabelecimento prisional do país. A informação foi confirmada à Renascença este domingo, por fonte do Ministério da Justiça.

De acordo com a mesma fonte, foi aprovado um Plano de Contingência para os trabalhadores da direção geral de reinserção e serviços prisionais (DGRSP) e criado um grupo de crise para o Covid-19 “em contacto permanente com o diretor-geral" e que, "em qualquer momento," poderá alterar as medidas hoje anunciadas.

Para além da intensificação da limpeza e higienização dos diferentes espaços prisionais, o Plano de Contingência vai definir, também, quais os estabelecimentos prisionais onde, nas diferentes regiões do país, deverão dar entrada novos reclusos.

Estes reclusos farão a "quarentena" profilática de 14 dias, durante os quais serão diariamente monitorizados.

Foram criadas duas enfermarias de retaguarda, uma no Estabelecimento Prisional do Porto e outra no Hospital Prisional de São João de Deus em Caxias, para internamento de reclusos que, eventualmente, venham a acusar positivo.

Como medida proativa o Governo avançou, ainda, para o encerramento da escola secundária de Idães, em Felgueiras, do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), da Faculdade de Farmácia, da Universidade do Porto, e do campus de Braga da Universidade do Minho.

O número de pessoas infetadas em todo o mundo pelo Covid-19 aumentou para 105.836, das quais morreram 3.595, de acordo com um balanço feito pela agência France-Presse (AFP), com dados atualizados às 9h da manhã de hoje.

A Direção-Geral da Saúde, que tem um microsite com múltiplas informações sobre a doença , recomenda como principais medidas de prevenção a frequente lavagem de mãos . Em caso de possível contágio, a indicação é ligar para o SNS 24 (808 24 24 24) e evitar deslocações aos serviços de saúde.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • omemvenus uomem
    09 mar, 2020 Lisboa 08:17
    O grande veículo de transporte da doença são os aviões já todos sabem isso há muito tempo

Destaques V+