08 mar, 2020 - 18:48 • Joana Gonçalves , Joana Bourgard
Esta segunda-feira, várias escolas básicas e secundárias e algumas faculdades, de norte a sul do país, ficaram de portas fechadas. A decisão foi tomada depois de alunos que deram positivo no teste que deteta a presença do vírus Covid-19.
Uma professora de física e química, com turmas em duas escolas da Amadora, na Escola Básica Roque Gameiro e na Escola Secundária da Amadora, está internada desde a semana passada com Covid-19.
Foram registados este domingo nove casos de contágio pelo novo coronavírus em território nacional, o que faz subir para 30 o número de infetados no país. De acordo com informações apuradas pela Renascença, 18 casos estão a ser acompanhados no Hospital de S. João, no Porto, outros seis no Hospital de Santo António, na mesma cidade, e os restantes seis no Hospital Curry Cabral, em Lisboa.
Como medida preventiva, a ministra da Saúde, Marta Temido, anunciou a suspensão de visitas em pelo menos 32 hospitais e 10 estabelecimentos prisionais.
Descubra na tabela em baixo se algum hospital da sua área de residência apresenta restrições às visitas.
Para além desta medida imediata, na região Norte, a partir desta segunda-feira, dia 9 de março, não haverá visitas aos fins de semana em nenhum estabelecimento prisional do país. A informação foi confirmada à Renascença este domingo, por fonte do Ministério da Justiça.
De acordo com a mesma fonte, foi aprovado um Plano de Contingência para os trabalhadores da direção geral de reinserção e serviços prisionais (DGRSP) e criado um grupo de crise para o Covid-19 “em contacto permanente com o diretor-geral" e que, "em qualquer momento," poderá alterar as medidas hoje anunciadas.
Para além da intensificação da limpeza e higienização dos diferentes espaços prisionais, o Plano de Contingência vai definir, também, quais os estabelecimentos prisionais onde, nas diferentes regiões do país, deverão dar entrada novos reclusos.
Estes reclusos farão a "quarentena" profilática de 14 dias, durante os quais serão diariamente monitorizados.
Foram criadas duas enfermarias de retaguarda, uma no Estabelecimento Prisional do Porto e outra no Hospital Prisional de São João de Deus em Caxias, para internamento de reclusos que, eventualmente, venham a acusar positivo.
Como medida proativa o Governo avançou, ainda, para o encerramento da escola secundária de Idães, em Felgueiras, do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), da Faculdade de Farmácia, da Universidade do Porto, e do campus de Braga da Universidade do Minho.
O número de pessoas infetadas em todo o mundo pelo Covid-19 aumentou para 105.836, das quais morreram 3.595, de acordo com um balanço feito pela agência France-Presse (AFP), com dados atualizados às 9h da manhã de hoje.
A Direção-Geral da Saúde, que tem um microsite com múltiplas informações sobre a doença , recomenda como principais medidas de prevenção a frequente lavagem de mãos . Em caso de possível contágio, a indicação é ligar para o SNS 24 (808 24 24 24) e evitar deslocações aos serviços de saúde.