Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Concertos, teatro, uma exposição e observação de estrelas angariam ajuda para a Ucrânia

09 mar, 2022 - 20:04 • Maria João Costa

Multiplicam-se as iniciativas para angariar ajuda para a Ucrânia. Esta sexta-feira os músicos portugueses juntam-se no palco do São Luiz, em Lisboa, em concerto. Uma pintora russa radicada em Portugal faz uma exposição para juntar verbas. No Observatório Astronómico de Lisboa, vão olhar-se as estrelas.

A+ / A-

Veja também:


Para quem vê e ouve o que está a acontecer na Ucrânia e se pergunta como pode ajudar, saiba que há muitas e diversificadas iniciativas que pretendem angariar ajuda para o país a braços com a invasão militar russa. De concertos, a observação de estrelas, passando por teatro e exposições há várias oportunidades de dar um contributo.

Concerto no São Luiz em Lisboa, dia 11 de março

O São Luiz Teatro Municipal vai juntar em palco os músicos Agir, Camané, Carminho, Jorge Palma, Maria João, Mário Laginha, Miguel Araújo e a Orquestra Metropolitana de Lisboa – Quarteto de Cordas (Ana Pereira, Joana Dias, Joana Cipriano, Catarina Gonçalves) num concerto solidário em que participam também em vídeo os Clã e Salvador Sobral.

Promovido pela Câmara de Lisboa e EGEAC, em parceria com a ONG, Associação Pão a Pão, o concerto Lisboa Solidária terá transmissão na RTP1. As receitas da venda dos bilhetes e os donativos recebidos, através da conta Apoio aos Refugiados da Ucrânia – IBAN PT50 0036 0063 99100091709 19 vão reverter para a compra de bens essenciais para os refugiados que estão a chegar a Portugal.

Também no dia do concerto, a partir das 19 horas, haverá um posto de recolha de produtos de higiene para bebés, fraldas e brinquedos à porta do Teatro São Luiz.

Concerto no Superbock Arena, no Porto, dia 15 de março

Chama-se “Uma voz pela paz” e é um concerto solidário que vai juntar no Porto, no Superbock Arena, dia 15, pelas 21h30, mais de 30 músicos portugueses. Entre os que atuarão estão Ana Bacalhau, Capicua, Carolina Deslandes, Cuca Roseta, David Fonseca, Diogo Piçarra, Fernando Daniel, Gisela João, Márcia, Miguel Araújo, Paulo de Carvalho, Pedro Abrunhosa ou Sara Correia.

Num apelo à paz, estes artistas pretendem angariar apoio para a Cruz Vermelha Ucraniana, para a ONG Voices of Children e para a UBTS - Emergency Center.

Exposição de artista russa, em Oeiras, a partir de dia 11 de março

Radicada em Portugal, a pintora russa Dinara Dindarova inaugura dia 11, às 19h, uma exposição na Livraria-Galeria Municipal Verney, em Oeiras, intitulada “Pela Ucrânia”.

A mostra que poderá ser visitada até 14 de março, das 10h00 às 20h00, tem as obras à venda. A receita das obras, da autoria da artista e dos seus alunos, reverterá a favor do povo da Ucrânia. Também no decorrer da exposição, de 12 a 14 de março, sempre às 16h00, decorrerá uma apresentação da cultura ucraniana, numa parceria com a Embaixada da Ucrânia.

Olhar o céu, no Observatório Astronómico de Lisboa, no dia 12 de março

De Portugal vemos as mesmas estrelas que brilham sobre a Ucrânia, pois partilhamos o mesmo céu, diz o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço que se quer associar ao apoio que os portugueses estão a dar à população ucraniana. No dia 12 de março promove um evento astronómico gratuito solidário para a angariação de bens no Observatório Astronómico de Lisboa, na Tapada da Ajuda.

O programa começa às 15h00 e decorre até às 24h00, com diferentes atividades. Durante o dia serão recolhidos bens materiais pela Associação Mriya – Centro de Apoio à Ucrânia, uma das entidades que está a fazer chegar alimentos, equipamentos, material médico e de higiene a centros de acolhimento de refugiados na Ucrânia e países fronteiriços.

Teatro solidário no Trindade, em Lisboa, dia 20 de março

A peça “O Amor é tão Simples”, de Noël Coward, protagonizada por Diogo Infante vai promover um espetáculo solidário no próximo dia 20 no Teatro da Trindade Inatel, em Lisboa, às 21h00.

O bilhete para o espetáculo tem um valor único de 25 euros e a receita reverterá na totalidade para o Comité Internacional da Cruz Vermelha, que está na Ucrânia a dar apoio às pessoas afetadas pelo conflito.

Stand-up Comedy, Aveiro, dias 29 e 30 de março

Em Aveiro, a Sala Palco da Casa do Estudante na Universidade de Aveiro acolhe, nos dias 29 e 30 de março, um espetáculo de Stand-up Comedy solidário, pelas 21h30.

Os bilhetes com um custo simbólico de cinco euros revertem na íntegra para a Cruz Vermelha Ucraniana e para a UNICEF Ucrânia. O espetáculo chama-se "Karma" e é da autoria de Paulo Almeida.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+