Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cáritas Internacional chocada com morte de dois funcionários em Mariupol

12 abr, 2022 - 12:31 • Olímpia Mairos

A instituição da Igreja apela à comunidade internacional para que faça o impossível para pôr fim ao massacre de civis.

A+ / A-

Veja também:


A Cáritas Internacional mostra-se “horrorizada e chocada” pela morte de dois funcionários da instituição, em Mariupol.

“Juntamo-nos com dor e solidariedade ao sofrimento das famílias e dos nossos colegas da Cáritas Ucrânia que vivem esta tragédia”, escreve o secretário-geral da Caritas Internationalis.

O fato foi conhecido apenas nas últimas horas, mas o ataque terá ocorrido no dia 15 de março. As vítimas terão sido atingidas quando um tanque disparou contra o prédio do centro da Cáritas em Mariupol, matando os dois funcionários e cinco familiares, que ali terão procurado abrigo.

A Caritas internationalis reitera “o seu apelo incansável à paz, como fazemos há 48 dias”, acrescenta Aloysius John.

“O ‘martírio’ na Ucrânia, como o Papa Francisco o definiu, tem de parar e tem de parar agora. A comunidade internacional deve fazer o impossível para parar este massacre imediatamente”, repisa.

“O conflito armado e a violência não são a solução. As vidas humanas devem ser salvaguardadas, a dignidade humana respeitada e a segurança dos civis deve ser garantida”, defende.

Desde o início do conflito, que as duas organizações Cáritas presentes na Ucrânia, Caritas Ucrânia e Caritas-Spes Ucrânia, têm estado ao lado do povo e até agora, com a colaboração da Confederação Caritas, já prestaram assistência humanitária a cerca de 600.000 pessoas.

A presidente da Caritas Ucrânia, Tetiana Stawnychy, apela à solidariedade e à oração pelas “famílias das vítimas, pela comunidade da Caritas Mariupol e pela comunidade da Caritas Ucrânia”.

O presidente da câmara de Mariupol, na Ucrânia, disse na segunda-feira que mais de 10 mil civis morreram durante o cerco russo da cidade e que o número de mortos pode ultrapassar os 20 mil, tendo por base uma estimativa dos cadáveres que foram encontrados pelas ruas.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+