Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Imagem peregrina de Fátima chega à Ucrânia. "Um sinal de esperança"

17 mar, 2022 - 13:00 • Henrique Cunha

Em declarações à Renascença, o capelão do Santuário de Fátima diz que "ver a imagem peregrina no meio de um povo que sofre, e que confia na intervenção da Mãe" ajuda-nos a perceber que "a força da fé move montanhas".

A+ / A-
Gesto de paz em tempo de guerra. Imagem peregrina de Fátima chega à Ucrânia
Gesto de paz em tempo de guerra. Imagem peregrina de Fátima chega à Ucrânia

Veja também:


A imagem peregrina de Fátima chegou esta quinta-feira a Lviv, na Ucrânia, num gesto de paz em tempo de guerra. Nossa Senhora foi recebida por centenas de pessoas na Igreja da Natividade, onde iniciou o percurso pela cidade.

Em declarações à Renascença, o capelão do Santuário de Fátima entende que a chegada da imagem peregrina a Lviv é um sinal de esperança.

“A emoção é de esperança nesta mensagem que Nossa Senhora trouxe aqui à Humanidade neste lugar da Cova da Iria e que a partir de 1947 tem como peregrina da paz levado ao mundo todo."

O padre Francisco Pereira diz que "ver a imagem peregrina no meio de um povo que sofre, e que confia na intervenção da Mãe" ajuda-nos a perceber que "a força da fé move montanhas".

"A imagem vai sempre como sinal de paz. A imagem peregrina é uma imagem mais simples do que a imagem da capelinha - a virgem branca - na sua iconografia, mas vai sempre como peregrina da paz. Foi esse o objetivo da primeira peregrinação logo em 1947, e continua a ser sinal de paz. Sinal de esperança e de que é possível com a graça de Deus e com o esforço dos homens e das mulheres é possível transformar o mundo. É possível que de facto as pessoas se convertam".

O capelão do Santuário de Fátima afirma que a "imagem vai sempre como peregrina da paz, e como sinal de esperança de que é possível transformar o mundo".

O padre Francisco Pereira diz que é também importante fazer passar a mensagem de que devemos "sempre procurar a vida".

“A presença de Maria que está ali como esteve junto à Cruz de Jesus está aqui agora junto a este povo que sofre - como o Papa ontem dizia: este menino que nasce, este Deus que nasce em Kiev, desta Mãe que acolhe o seu filho morto em Kiev - é esta mensagem que queremos transmitir. Que de facto na morte encontramos a vida e procuramos sempre a vida apesar das dificuldades que encontremos, dos sacrifícios que temos de passar, mas a esperança de que é possível construir um mundo melhor, é possível construir a paz. temos de nos esforçar e de fazer todo o possível por essa paz através do nosso coração.”

A imagem foi pedida por um mês. Contudo, o capelão do Santuário de Fátima não exclui a possibilidade de a imagem peregrina permanecer mais tempo na Ucrânia.

“A imagem foi pedida por um mês para estar em Lviv. Não sabemos se algum bispo de outra diocese vai pedir que a imagem vá também a outra diocese da Ucrânia. se o bispo depois pede que fique mais algum tempo. Não sabemos. Virá pelo tempo que for necessário e que for pedido pelos católicos da Ucrânia para sentirem um sinal mais concreto da presença da Mãe de Deus e da Mãe da Humanidade junto daquele povo que sofre, mas que se confia à proteção da virgem Santa Maria”, afirma o padre Francisco Pereira.
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+