Tempo
|
A+ / A-

“Por favor, irmão Vladimir, pare a guerra”, pede sacerdote em carta aberta ao Presidente russo

11 mar, 2022 - 10:00 • Olímpia Mairos

Padre Pedro Opeka, natural da Argentina e de família eslovena, indicado por cinco vezes ao Prémio Nobel da Paz, escreve carta aberta a Putin denunciando o massacre de inocentes e pedindo o fim da ofensiva militar na Ucrânia.

A+ / A-

Veja também:


Um sacerdote, missionário lazarista em Madagascar, escreveu uma carta aberta a Vladimir Putin a pedir o fim da guerra na Ucrânia.

“Ao meu irmão Vladimir Putin”, assim começa a missiva do padre Pedro Opeka, natural da Argentina e de família eslovena, indicado por cinco vezes ao Prémio Nobel da Paz.

O sacerdote escreve que “é hora de sair da lógica que divide o mundo em países poderosos e ricos contra países vulneráveis e pobres”.

“Somos todos cidadãos da nossa terra, todos iguais, todos irmãos e irmãs e todos responsáveis pela construção de um futuro melhor para todas as crianças do mundo que um dia nos substituirão para perpetuar a vida na terra. Devemos parar de acreditar que existem seres humanos mais dignos do que outros”, lê-se na carta publicada no site de notícias Ateleia.

Sem medo das palavras, o sacerdote questiona o Presidente russo lembrando que vivemos no século XXI, e as armas inventadas podem destruir a Terra.

Como você, irmão Vladimir, pode brincar com fogo, equilibrando-se em um barril de pólvora que pode explodir a qualquer momento, gerando um caos total que pode acabar com toda a nossa civilização? Onde está a sabedoria dos heróis, poetas e escritores que defenderam os ideais de toda a humanidade contra a barbárie, a tirania e a ditadura?”, questiona o sacerdote.

O padre Pedro Opeka diz a Putin que “nunca é tarde demais para cair em si e se juntar a esses seres que procuram viver em justiça, fraternidade e paz”.

“Esta guerra que vocês começaram é um ato irresponsável, prejudicial à humanidade”, denuncia, alertando que “pela guerra nunca conseguiremos resolver os conflitos”.

É sempre possível encontrar soluções pacíficas e justas. Para isso, é preciso respeito, assim como a ideia de que todos pertencemos a uma única Família Humana”, recorda o sacerdote, incentivando ao diálogo e a negociações diplomáticas.

“Que nós, irmão Vladimir, sejamos mais humanos, mais respeitosos, mais honestos e mais verdadeiros, vivendo na verdade. Porque só a verdade nos tornará livres e fraternos”, pede o missionário, assinalando que não podemos “aceitar hoje a dramática morte imposta aos soldados ucranianos ou russos”.

“Todos esses soldados têm famílias, têm irmãos e irmãs que os lamentarão se morrerem”, escreve o missionário, esclarecendo que a “diversidade é uma riqueza que torna a vida mais bela, no respeito, na partilha e na fraternidade”.

“Irmão Vladimir, volte ao berço da Família Humana e seja um irmão que constrói o Bem-Comum e a solidariedade para que todos os seres humanos das futuras gerações da Terra possam viver com dignidade e igualdade de direitos e deveres”, implora o sacerdote, recordando que “a guerra destrói, semeia o ódio e separa os povos por séculos”.

“O dinheiro gasto em armas sofisticadas a serviço da morte e do terror não seria mais útil a serviço das necessidades vitais daqueles deixados para trás pela humanidade construindo mais casas, escolas, hospitais e acesso à água para todos?”.

“Sempre acreditei que todo ser humano é meu irmão e minha irmã. Como posso convencê-lo, irmão Putin, a parar a guerra e parar o massacre de cidadãos inocentes?”, pergunta o padre lazarista.

Por favor, irmão Vladimir, pare a guerra, desista da ditadura, das mentiras, das falsas aparências e da duplicidade. Sejamos verdadeiros, justos, unidos e livres juntos! Que Deus Criador ilumine todos os governantes da terra para que vivam em fraternidade, igualdade e liberdade, que são os ideais da dignidade humana e dos direitos humanos”, conclui o sacerdote.

A Rússia lançou a 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, um ataque que foi condenado pela generalidade da comunidade internacional.

De acordo com o Vaticano News, o padre Pedro Opeka, missionário lazarista em Madagascar, tem travado várias batalhas contra a pobreza, dando esperança a quem vivia à margem da sociedade e oferecendo-lhe novas oportunidades de uma vida mais digna. Há quase 50 anos ajuda os mais pobres entre os pobres, os sem-teto e os últimos, permitindo-lhes levar uma vida independente, garantindo-lhes educação, trabalho e autonomia financeira.

O sacerdote que exerce seu ministério nos arredores de Antananarivo, Madagascar, criou em Akamasoa a "Cidade da Amizade”, dedicada aos excluídos e menos favorecidos e onde vivem 25 mil pessoas. Ao longos dos últimos 33 anos já ajudou mais de 500 mil pessoas.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+