Tempo
|
A+ / A-

Governo afasta CEO e presidente da TAP

06 mar, 2023 - 18:20 • Ricardo Vieira

Christine Ourmières-Widener e Manuel Beja foram exonerados da liderança da companhia aérea. Ministro das Finanças diz que está na hora de "virar a página" após o caso Alexandra Reis.

A+ / A-

Veja também:


O ministro das Finanças, Fernando Medina, anunciou esta segunda-feira o afastamento de Christine Ourmières-Widener de diretora executiva da TAP, bem como de Manuel Beja, presidente do conselho de administração da companhia aérea.

De acordo com Fernando Medina, o Estado invoca justa causa e não vai indemnizar Christine Ourmières-Widener e Manuel Beja, que foram agora exonerados da companhia aérea.

"Era essencial virar a página na gestão da empresa que recupere laços de confiança da TAP com o país, que devolva sobriedade às práticas da empresa, que prossiga à aplicação do plano de reestruturação de forma eficaz tendo em vista a concretização bem sucedida da privatização", declarou Fernando Medina, em conferência de imprensa.

Luís Rodrigues, atual presidente da SATA, vai ser o CEO e presidente do conselho de administração da TAP, adiantou o ministro das Infraestruturas, João Galamba, na mesma conferência de imprensa.

Os três grandes desafios do novo presidente executivo da TAP são "devolver a confiança na TAP e a paz social e continuar a implementar com sucesso o plano de reestruturação", "conduzir o processo de abertura e de privatização e de capital da TAP" e "a condução com sucesso das negociações com as estruturas sindicais e com os trabalhadores da TAP".

As demissões acontecem na sequência do caso Alexandra Reis. O relatório da Inspeção-Geral da Finanças, divulgado por Fernando Medina, conclui pela nulidade do acordo celebrado em janeiro de 2022 e a ex-gestora da TAP terá de devolver a verba "indevidamente paga", no valor de 500 mil euros.

"O processo de indemnização de uma ex-gestora da TAP levantou justa indignação no país, pela dimensão dos valores envolvidos, em particular numa empresa pública sujeita a um ambicioso plano de reestruturação", sublinhou o ministro das Finanças, que mandatou a administração da companhia aérea para recuperar a verba paga a Alexandra Reis.

Este caso "gerou justificada incompreensão quanto a falhas evidentes nas práticas de gestão e de governo societário com implicações no controlo da legalidade e do adequado funcionamento da empresa, incluindo deficiências graves na relação com o acionista", declarou Fernando Medina.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Americo
    06 mar, 2023 Leiria 22:21
    Boa noite. Falta agora demitir o responsável politico por isto tudo. Chama-se António Costa.

Destaques V+