Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Caso TAP. ​Christine Widener acusa IGF de “comportamento discriminatório”

06 mar, 2023 - 20:58 • Ricardo Vieira

A até agora CEO da TAP rejeita qualquer responsabilidade por infrações financeiras no caso da indemnização a Alexandra Reis. Argumenta que "não é jurista nem tem conhecimentos jurídicos ou experiência de gestão de empresas do setor público em Portugal".

A+ / A-

Christine Ourmières-Widener, diretora executiva da TAP que foi exonerada pelo Governo, rejeita responsabilidades e mostra perplexidade com o seu envolvimento no caso da indemnização à ex-gestora Alexandra Reis.

A posição da até esta segunda-feira CEO da TAP está no relatório da Inspeção-Geral de Finanças (IGF), que considerou ilegal a indemnização paga pela TAP a Alexandra Reis.

Christine Ourmières-Widener rejeita qualquer responsabilidade por infrações financeiras no caso. Argumenta que "não é jurista nem tem conhecimentos jurídicos ou experiência de gestão de empresas do setor público em Portugal".

Alega que o caso foi confiado a um escritório de advogados e que esses consultores jurídicos externos da TAP disseram que o pagamento de uma indemnização de 500 mil euros “seria uma boa solução”.

Christine Ourmières-Widener acusa a IGF de “comportamento discriminatório” e pondera avançar para os tribunais.

"Manifestar perplexidade ao constatar que, lamentavelmente, foi a única pessoa envolvida na auditoria que não foi ouvida pessoalmente perante a IGF. Fica devidamente registado este comportamento discriminatório por parte da IGF, relativamente ao qual deixará de se retirar, em devido tempo, todas as consequências legais", referiu a CEO exonerada da TAP.

Na resposta ao inquérito da IGF, Christine Ourmières-Widener reafirma que foi sempre informando o secretário de Estado das Infraestruturas, com conhecimento do ministro das Infraestruturas da altura, Pedro Nuno Santos. "Destes membros do Governo a Respondente obteve as instruções e as aprovações necessárias, às quais deu integral cumprimento. Nada mais", refere o contraditório da presidente executiva da TAP, que foi agora exonerada pelo Governo.

O ministro das Finanças, Fernando Medina, anunciou esta segunda-feira o afastamento de Christine Ourmières-Widener de diretora executiva da TAP, bem como de Manuel Beja, presidente do conselho de administração da companhia aérea.

De acordo com Fernando Medina, o Estado invoca justa causa e não vai indemnizar Christine Ourmières-Widener e Manuel Beja, que foram agora exonerados da companhia aérea.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+