Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Guerra na Ucrânia

Mais de 1.200 advogados vão ajudar refugiados ucranianos em Portugal

05 mar, 2022 - 13:10 • Ana Catarina André

Para aceder a este apoio, “basta contactar os serviços da Ordem” ou a embaixada da Ucrânia em Portugal, explica o bastonário Luís Menezes Leitão, que foi recebido pela embaixadora da Ucrânia em Portugal.

A+ / A-

Veja também:


Mais de 1.200 advogados disponibilizaram-se a prestar apoio jurídico gratuito aos cidadãos ucranianos que procuram refúgio em Portugal.

O número foi avançado este sábado pelo bastonário da Ordem dos Advogados, Luís Menezes Leitão, no final de uma reunião com a embaixadora da Ucrânia em Portugal, Inna Ohnivets.

“Já estamos a receber contactos de todo o mundo, do Egipto, da República Checa, Espanha. Recebemos já algumas dezenas de pedidos. Trata-se de uma situação a que queremos dar todo o apoio”, frisou o bastonário, explicando que, para aceder a este apoio, “basta contactar os serviços da Ordem” ou a embaixada da Ucrânia em Portugal.

Como se transforma uma estação de comboios num campo de refugiados?
Como se transforma uma estação de comboios num campo de refugiados?

Luís Menezes Leitão prevê que muitos refugiados ucranianos cheguem a Portugal sem documentos de identificação. “Por isso, é preciso dar todo o apoio necessário para que em Portugal, através do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, não haja obstáculos à entrada no país”, sublinha.

“Vão chegar aqui em condições dramáticas e sem a documentação necessária, que terá de ser legalizada. Mesmo para encontrar emprego, há o problema de não terem certificados de habitações e nos empregos, normalmente, exige-se a certificação e isso vai ser algo que vamos ter que dar apoio no quadro dos serviços dos advogados”, que vão colaborar de forma gratuita, explica o bastonário.

Sobre a situação no terreno, a embaixadora da Ucrânia em Portugal, Inna Ohnivets, diz que não tem informações adicionais sobre o impasse em torno dos corredores humanitários nas cidades em que há confrontos entre tropas russas e ucranianas.

O presidente da Câmara de Mariupol garantiu que a evacuação de Mariupol foi adiada, uma vez que não estão reunidas condições para retirar a população em segurança.

Serhiy Orlov, em entrevista à BBC News, assegura que o cessar-fogo não está a ser cumprido pelas tropas russas.

A invasão da Ucrânia ordenada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, iniciada a 24 de fevereiro, já provocou mais de um milhão de refugiados.

Portugal recebeu 1.417 pedidos de proteção, de acordo com dados avançados na sexta-feira pelo Governo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+