Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

REINO UNIDO

Carlos III coroado Rei de Inglaterra. Reveja as cerimónias em Londres

06 mai, 2023 - 10:23 • António Fernandes (correspondente da Renascença em Londres) , Pedro Valente Lima , Daniela Espírito Santo (com Lusa)

Carlos III foi oficialmente coroado Rei de Inglaterra, naquela que é a primeira cerimónia de coroação do país em 70 anos. É o 40.º monarca da história do Reino Unido.

A+ / A-
Reveja os principais momentos da coroação de Carlos III
Reveja os principais momentos da coroação de Carlos III

SAIBA MAIS SOBRE A COROAÇÃO DE CARLOS III


Este sábado, Carlos III foi coroado Rei de Inglaterra, cerca de oito meses depois da morte da mãe, a Rainha Isabel II. É a primeira coroação no Reino Unido em 70 anos.

Reveja as cerimónias aqui:

O cortejo partiu do Palácio de Buckingham pelas 10h20, com milhares de pessoas a encher as ruas de Londres - tendo muitas delas acampado no passeio, durante a noite, de maneira a garantir o lugar na "fila da frente" para o cortejo real.

A acompanhar a procissão real desde cedo estava uma família portuguesa. A Leonor vive há 10 anos no país e os pais, Mário e Teresa, visitaram-na precisamente num dos momentos históricos do Reino Unido.

Para a mãe, a coroação motiva a "união entre os ingleses" e vê as "pessoas entusiasmadas". Já para o pai, "valeram a pena" as horas de sono perdidas para marcar lugar na assistência ao cortejo, num evento que sabem que não voltam a ver "tão cedo".

Família portuguesa sente "união" e "entusiasmo" na coroação de Carlos III
Família portuguesa sente "união" e "entusiasmo" na coroação de Carlos III

A cerimónia de coroação começou oficialmente às 11h00, na Abadia de Westminster, com a habitual pontualidade britânica, decorrendo seguindo os rituais ancestrais.

O arcebispo de Canterbury colocou, às 12h03, na cabeça do rei Carlos III a coroa de Santo Eduardo, a mais importante joia real britânica, de ouro maciço, incrustada com rubis, ametistas e safiras, e que é tradicionalmente usada nas coroações dos reis desde 1661.

Antes, perante o arcebispo, Carlos III tinha jurado honrar e defender a lei e a Igreja Anglicana durante o seu reinado e comprometeu-se a respeitar todas as fés e de todos os povos que compõe o Reino Unido e a Commonwealth.

Assistiram à cerimónia na Abadia de Westminster cerca de dois mil convidados, entre os quais os príncipes de Gales, William e 'Kate' Middleton, que são agora os herdeiros da coroa. Marcelo Rebelo de Sousa também esteve presente, na qualidade de chefe de Estado português.

Em seguida, o Rei Carlos III e a Rainha consorte, Camila, seguiram em novo cortejo real até ao Palácio de Buckingham, onde, da varanda da fachada principal, acenaram ao milhares presentes e assistiram à passagem dos caças da Força Aérea britânica, que sobrevoaram a capital inglesa.

Carlos III herdou o trono de sua mãe, Isabel II, falecida a 8 de setembro de 2022.

[notícia atualizada às 14h51 de 6 de maio de 2023]

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+