05 mai, 2023 - 08:43 • Olímpia Mairos , com agências
A poucas horas da coroação do Rei Carlos III, cerimónia que reunirá chefes de Estado de todo o mundo, além de celebridades e membros da realeza britânica, damos-lhe a conhecer os pormenores da festa que, por certo, vai parar o Reino Unido e merecer a atenção de milhões de pessoas que seguirão o evento pelas televisões.
Ao todo, a cerimónia de coroação durará três dias, intercalados entre solenidades oficiais, espetáculos e ações de voluntariado.
Programa da coroação
Entre os dois mil convidados para a cerimónia esta(...)
No sábado - o Dia da Coração - amanhece bem cedo com a abertura, às 6h00, dos locais públicos designados para a população assistir à procissão.
Entre as 7h15 e as 8h30, chegam os convidados à Abadia de Westminster e às 9h00 começam a ser sentados. Meia hora mais tarde, ou seja, às 9h30, são esperados na Abadia de Westminster os chefes de Estado, membros da família real e ministros.
O início da procissão real entre o Palácio de Buckingham e a Abadia de Westminster está marcado para as 10h20. O Rei Carlos III e a Rainha consorte Camila deixam o Palácio de Buckingham em direção à Abadia de Westminster a bordo do coche construído pela ocasião do Jubileu de Diamante (60 anos de reinado) da Rainha Isabel II.
Com passagem pela famosa avenida The Mall, por Trafalgar Square, por Whitehall e pela Parliament Square, a “King’s Procession” - Procissão do Rei - chegará à Abadia de Westminster um pouco antes das 11 horas, provavelmente usando um uniforme militar e vestes de veludo, que foram utilizados pelo seu avô, o rei George VI, na sua própria coroação em 1937.
O rei Carlos entrará pela Grande Porta Oeste e prosseguirá pela nave, até chegar ao espaço central da abadia.
Às 11 horas tem início a Cerimónia de Coroação, conduzida pelo arcebispo da Cantuária e será pontuada por música selecionada pelo rei, com 12 peças recém-encomendadas, incluindo uma de Andrew Lloyd Webber, e música ortodoxa grega em memória do pai do rei, o príncipe Filipe.
O rei Carlos será apresentado ao “povo” - uma tradição que remonta aos tempos anglo-saxónicos. Ao lado da Cadeira de Coroação de 700 anos, o rei volta-se para os quatro lados da abadia e será proclamado o "Rei indubitável".
O arcebispo pedirá ao rei Carlos que confirme que defenderá a lei e a Igreja da Inglaterra durante seu reinado, e o rei colocará a mão no Santo Evangelho e se comprometerá a “cumprir e cumprir” essas promessas.
O rei também fará um segundo juramento - o Juramento da Declaração de Adesão - afirmando que ele é um “protestante fiel”, prometendo honrar e defender a lei e a Igreja durante o seu reinado.
Segue-se a unção com óleo sagrado, benzido em Jerusalém, e que será espalhado pelas mãos, peito e cabeça do Rei, um dos momentos mais solenes da cerimónia da coroação.
Para manter a privacidade do momento, uma tela, bordada à mão, protegerá o Rei dos olhares dos convidados e das câmaras.
Segue-se o momento da coroação. Carlos III vestirá uma capa e receberá as joias da coroa britânica: os cetros reais, o anel do soberano e a coroa de Santo Eduardo, que lhe será colocada na cabeça pelo arcebispo da Cantuária.
De seguida, os sinos da Abadia de Westminster tocarão durante dois minutos e serão disparadas salvas de tiros por todo o Reino Unido.
Após a coroação, o Rei Carlos III irá sentar-se no trono e o filho, o príncipe William, ajoelhar-se-á à sua frente para lhe prestar homenagem.
Pelas 13h00, o Rei Carlos III e a Rainha consorte Camila deixam a Abadia de Westminster e tem início a procissão da coroação até ao Palácio de Buckingham
Às 14h15, Carlos III e Camila, acompanhados por membros da família real britânica, vão à varanda do Palácio de Buckingham para o esperado aceno real e assistem ao tradicional “flypast”. Será este o último ato público da cerimónia de coroação.
Fotogaleria
Cerimónia de coroação do rei Carlos III de Inglate(...)
Os festejos vão prolongar-se durante mais dois dias, incluindo festas de rua por todo o país e um concerto musical no Castelo de Windsor no domingo e um feriado nacional na segunda-feira, durante o qual o Rei instou os britânicos a fazer voluntariado.
Assim, no dia seguinte à coroação de Carlos III, as comunidades foram incentivadas a realizar almoços e festas de rua com os seus vizinhos. A iniciativa Big Lunch “Grande Almoço”, é organizada pelo Eden Project, projeto social apoiado por Camila, desde 2013, que visa aproximar as pessoas para reduzir a solidão e promover o espírito de comunidade.
Ao final da tarde, pelas 19h00, Katy Perry, Take That, Freya Ridings, Paloma Faith e Olly Murs, Lionel Ritchie, Freya Ridings, Nicole Scherzinger, o cantor de opera Andrea Bocelli e a nigeriana Tiwa Savage, entre outros, participam no Concerto da Coroação, nos jardins do Castelo de Windsor.
Além das estrelas do concerto, o espetáculo vai contar com uma aparição exclusiva do Coro da Coroação, um grupo criado a partir das comunidades corais do Reino Unido e com cantores amadores, onde se incluem refugiados, trabalhadores do Serviço Nacional de Saúde, cantores da comunidade LGBTQ+ e intérpretes de língua gestual. Haverá ainda um Coro virtual, composto por vozes de vários países da Commonwealth, liderado por Gareth Malone, Amanda Holden, Motsi Mabuse e a atriz Rose Ayling-Ellis.
Na segunda-feira, 8 de maio, a celebração termina com a “The Big Help Out”, uma iniciativa que pretende difundir o trabalho de solidariedade de várias organizações, para incentivar um maior número de pessoas a serem voluntárias.
Ao todo, foram mobilizados para a Operação Orbe Dourada 29.000 agentes, dos quais cerca de 11.500 no sábado, alguns dos quais de forças policiais de fora da capital britânica.
Além de agentes para manter a ordem, haverá entre as multidões polícias treinados na deteção de comportamento invulgar e polícias armados, o que não é normal nas ruas de Londres.