Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sismo

Operacionais portugueses na Turquia resgatam uma criança de dez anos

11 fev, 2023 - 20:47 • João Malheiro

A secretária de Estado Patrícia Gaspar reagiu no Twitter com "uma alegria sem precedentes".

A+ / A-

VEJA TAMBÉM:


A Força Operacional Conjunta portuguesa que está a prestar auxilio na Turquia, depois de um sismo que já vitimou mais de 25 mil pessoas, resgatou uma criança de dez anos com vida, segundo anunciou a Proteção Civil. O salvamento aconteceu este sábado, cinco dias depois do tremor de terra.

A criança foi resgatada com vida na localidade de Antáquia, região de Hatay..

Terão sido cães da Guarda Nacional Republicana (GNR) a detetar a criança nos escombros.

A secretária de Estado Patrícia Gaspar reagiu no Twitter com "uma alegria sem precedentes".

"Anos de treino, exercícios e formação.... Não há melhor recompensa!", escreve a governante.

No mesmo texto, Patrícia Gaspar diz-se "de coração cheio e com um orgulho sem tamanho" dos operacionais portugueses presentes na Turquia.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já felicitou os operacionais portugueses que resgataram a criança na Turquia.

"O Presidente da República felicitou, calorosamente, o comandante da Força Operacional Conjunta portuguesa que resgatou hoje, em Antáquia, na Turquia, uma criança de dez anos, pedindo-lhe que transmitisse a toda a equipa a expressão de reconhecimento dos portugueses", refere uma mensagem publicada no site da Presidência.

Mais de 25 mil pessoas morreram no sismo de segunda-feira, que assolou a Turquia e a Síria.

A ONU admitiu este sábado que o número de vítimas pode duplicar, porque ainda há muitas pessoas presas nos escombros de milhares de edifícios.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+