Tempo
|
A+ / A-

Turquia e Síria

Vídeo captura pássaros agitados antes do terramoto. Anteciparam o sismo?

07 fev, 2023 - 22:30 • Redação

Em geral, não há unanimidade científica no que toca a animais que conseguem antecipar desastres naturais e outros fenómenos.

A+ / A-

Alguns vídeos que circulam nas redes sociais aparentam demonstrar comportamentos agitados de pássaros diurnos, durante a hora da madrugada em que começou o sismo de magnitude de 7,8 na Turquia e 7,6 na Síria.

Os internautas começaram a questionar se os animais conseguiram prever o terramoto que já vitimou mais de cinco mil pessoas, antes de este ter acontecido.

No entanto, os especialistas são céticos em relação à capacidade destes pássaros terem previsto o sismo e que as imagens podem não ser nada incomuns.

Em geral, não há unanimidade científica no que toca a animais que conseguem antecipar desastres naturais e outros fenómenos.

O estudo mais recente a esse respeito foi desenvolvido em 2020 por Martin Wikelski , um premiado cientista alemão do Max Planck Institute for Animal Behavior, que analisou os níveis de atividade de um grupo de animais domésticos (vacas, ovelhas e cães) antes vários terramotos.

O estudo concluiu que existem “padrões estatisticamente confiáveis de atividade pré-sísmica em animais” que podem fornecer “informações valiosas para a previsão de terremotos”. Mas, de qualquer forma, essa capacidade estaria limitada a períodos de tempo muito curtos , pouco úteis para salvar vidas.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+