Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sismo na Turquia e Síria terá afetado 23 milhões de pessoas, diz OMS

07 fev, 2023 - 10:40 • Pedro Valente Lima , João Cunha

A organização aponta que 1,4 milhões de crianças tenham sofrido consequências diretas do terramoto.

A+ / A-

De acordo com as estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), o sismo na Turquia e Síria terá afetado diretamente 23 milhões de pessoas, das quais 1,4 milhões são crianças.

Segundo o mesmo organismo, citado pelo The Guardian, a Turquia demonstrou uma resposta de emergência mais robusta ao terramoto, enquanto na Síria as consequências dos tremores de terra se acumulam sobre a crise humanitária e surto de cólera que assolam o país.

De acordo com Adelheid Marschang, é "uma crise que se sobrepõe a múltiplas crises que afetam a região". Numa reunião em Genebra, o responsável de emergências da OMS, os pedidos de ajuda humanitária na Síria atingiram o seu máximo após 12 anos de uma crise humanitária "complexa".

De acordo com o jornal britânico, a OMS já anunciou o envio de equipamentos médicos, incluindo kits de trauma e emergência cirúrgica, assim como a criação de uma rede de emergência na região.

Para o diretor-geral da organização, Tedros Ghebreyesus, "é agora uma corrida contra o tempo". "Cada minuto, cada hora que passa, as probabilidades de encontrar sobreviventes diminui".

O número de mortos na sequência do sismo que assolou a Turquia e a Síria, na segunda-feira, pode chegar aos 20 mil nos próximos dias, de acordo com as previsões da OMS.

Neste momento, há registo de mais de cinco mil mortos e pelo menos 20 mil feridos. Na Turquia, mais de seis mil prédios colapsaram, desalojando mais de 300 mil pessoas.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+